quarta-feira, 15 de agosto de 2007

No início, o homem criou Deus...

É com a polêmica frase do título que começa o encarte do álbum "Aqualung" da banda inglesa Jetro Thull, banda de estilo Hard Folk Rock ou algo assim, muito boa por sinal, mas não é para qualquer ouvido. Bem, pelo menos a edição de 25 anos do álbum começa como o Gênesis da Bíblia mas trocando os papéis e colocando o homem como o criador de Deus.

A partir daí podemos pensar de diversas formas. A mais óbvia e dizer que Deus não existe, é tudo uma invenção dos homens para explicar fatos desconhecidos, justificar atos, iludir,consolar, uma fantasia, um mito. Uma visão bem atéia.

Eu já penso de outra forma. Acho que, ao falarmos em Deus, dizer que somos feitos à Sua imagem e semelhança, damos-lhe feições humanas, imaginamos um velho barbudo sentado nas nuvens olhando para a Terra. Então passamos a querer Dele atitudes e atos humanos, tentamos buscar explicações humanas para Seus atos. "Se Deus existe e é bom, por que existe maldade no mundo?", "Se Deus existe e é bom, por que ele leva pessoas boas cedo e permite que pessoas más vivam por tanto tempo?", "Por que existe guerra, fome, desastres?".

Não adianta tentar explicar atos de Deus através de razões humanas porque Ele não é humano. Não adianta pensar em antes de Deus, em possibilidades ou impossibilidades para Ele, se é capaz de criar uma pedra tão grande que nem Ele possa levantá-la. "Como alguém pode saber tudo?", perguntamos, sem nos darmos conta de que Ele não é alguém!

Por isso acho que, de certa forma, nós criamos Deus. Não que Ele não exista fora de nossa imaginação, mas lhe demos uma imagem semelhante à nossa e erramos muito ao tentar entender Seus atos.

Melhor dizer que eu não sou fiel a nenhuma religião. Fui criado no catolicismo, rezo às vezes mas por outras me falta fé para acreditar nas histórias contadas. Não consigo entender tudo literalmente, não creio em um caminho certo ditado por um grupo. Diante de tudo que eu escrevi, fica difícil, pelo menos para mim, crer em um Deus descrito por alguma religião, descrito por homens.

Um comentário:

Van disse...

Pois é... fé é uma coisa muito importante... eu acredito muito em nergias positivas e negativas... força do pensamento... e como te falei,a credito em Deus... não na forma humana, masem uma força da Natureza... é isso!

beijos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails