quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Cortesia e Babaquice

As pessoas andam tão pouco corteses que se desacostumaram a cortesias. Já tem tempo que reparei que as pessoas não olham pra trás nem para ouvir um pedido de desculpas, imagine para fazer um. Eu sou do tipo de gente que dá bom dia ao motorista de ônibus aos colegas no trabalho passando pelo cobrador, segurança, recepcionista, faxineiro. Algumas vezes ao dar bom dia a um cobrador ou motorista distraído eu ouço um "O QUE?!" de quem parece ter ouvido uma ofensa mas quando eu repito a saudação, retribuem. Devem estar tão acostumados a que joguem o dinheiro da passagem em cima deles que até se assustam com educação. Alguns retribuem com um sorriso.

Ontem, ao descer do ônibus, fui ajudar uma senhora a descer (aprendam, o homem desce primeiro) e ela nem viu minha mão estendida, só a segurou quando já estava no chão para me agradecer, sem graça por não ter visto antes. Ainda ouvi sua amiga comentar com ela que isso é raro hoje em dia. Elas também não devem estar acostumadas com cortesias.

**********************************************************

Ontem tive certeza de uma coisa: é horrível depender de favores dos outros. Felizmente eu não dependo.

Deus não me ajudou a passar em três faculdades públicas e dois concursos pra aturar babaquice do meu irmão. Nem de ninguém.

No máximo de chefe e até hoje dei muita sorte com os que tive.

7 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Murdock...
mas Gentileza gera Gentileza e elegância vem de berço. Continue assim que um dia alguém lembrará de você e de seu gesto.

Um dia eu estava no sinal de transito e um daqueles meninos que ficam limpando vidros me disse o seguinte após eu dizer que não tinha 1 real para dar para ele, ele disse: Então dá um sorriso.

E eu dei.

Beijos amore

Anônimo disse...

Comentário perfeito Beth....
Gentileza gera Gentileza !

Isso ae rapaz...não muda isso ae não....apesar de tudo.

a calma alma má disse...

Acho que já comentei isso antes por aqui... ando cada vez mais entristecida com as pessoas que encontro.
E ando aturando muita babaquice por aí..
Bj

Patricia disse...

oi.
parece que cada vez mais gente educada, paciente e solidária tem menos valor.
não consigo e não quero aceitar.
pessoas como você estão se tornando exceção.

Anônimo disse...

Provinciano! Muitos pensarão!

Quando estive em BH, vi um sujeito todo sujo levantar e dar o lugar para uma senhora!

Ela não sentou.

- A senhora não quer sentar não? Perguntou ele.

- Estou esperando esfriar o lugar.

O senhor replicou:

- Então espera ai em pé

E sentou-se novamente!

ha ha ha

Muitos riram dela!

ha ha ha

Voltei!

Lelinha disse...

Isso sobre a cortesia é a mais pura realidade. Eu tbm sou do tipo que cumprimenta e ajuda a senhoras a descerem ou subirem no ônibus.. e tbm respeito fila e etc.

E tenho raiva de gente sem educação e fico chateada quando não agradecem ou pedem desculpas... mas nesse caso, se eu fosse me importar, morreria do coração...

Tenho vontade de conversar mais com vc, cê tem msn?

Beijo...

Silvia Mantovani Puccinelli disse...

E isso no Rio de Janeiro, imagina em São Paulo que as pessoas vivem com pressa...

Beijos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails