quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Falando de política

Ao contrario da maioria dos eleitores, minha decepção com o PT e o governo Lula não foi tão grande. Nunca imaginei que haveria grandes mudanças no país, que de uma hora pra outra a corrupção sumiria, que os velhos coronéis perderiam o poder, etc. Achei que haveria uma mudança, como realmente houve, mas não acreditava em milagres. As pessoas se chocaram por ele manter a política econômica do governo anterior mas, convenhamos, estava dando certo e por que mexer? O país não tinha a estabilidade que tanto falavam mas segurou a onda de várias crises melhor do que se poderia imaginar. Criticaram muito o comentário da marolinha mas, perto do que foi lá fora, a última crise não fez muita coisa aqui dentro.

Eu sabia que o PT teria que ceder em muita coisa, tomar benção porque o governo podia ser do Lula mas o poder nem tanto. Os partidos que mandaram no país por anos fazendo estrago ainda estavam lá, e mandando. Veio o caso do mensalão, nenhuma surpresa pra mim. A gente sabe que nossos políticos fazem o que o dinheiro manda e, apesar de nojento, não me surpreendeu que o governo pagasse para que esses votos fossem a favor dele.

Agora veio esse último... escândalo. Lula e o PT fazendo de tudo para livrar a cara de Sarney, sob pressão do PMDB que ameaçou melar a campanha de Dilma. A oposição fazendo alarde contra um cara com quem sempre esteve de mãos dadas enquanto o presidente dava as mãos ao lado mais podre do país, collor, Renan Calheiros, Sarney. Quer dizer, todos fazendo de tudo pra ter o poder. O PMDB, que já foi o partido da democracia brasileira - e que, na minha infância ganhou o significado entre as crianças de Peguei Moreira Dando a Bunda - hoje representa bem o que tem de pior na política. Algumas pessoas elogiam a oposição esquecendo o que ela já fez no país em mandatos anteriores. Hoje criticam Sarney e vão usá-lo como arma contra o PT ano que vem mas quero ver a quem darão as mãos se ganharem para o próximo mandato.

Estamos sem ter pra onde correr, as opções que surgem, infelizmente, são fraas e dispersas, dividindo votos enquanto o lixo se une. É como se, em um cardume, cada peixe lutasse por si enquanto os tubarões se unem num cardume monstruoso para mandar à vontade.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails