quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Anabolizantes, vigorexia, homens magros, homens fortes


Taí, um dia depois de eu dizer que não andava sem assunto, ressurge um assunto sobre o qual já falei há uns anos: anabolizantes. Isso por causa dessa notícia: Jovem morre após uso abusivo de anabolizantes no interior de SP.

Os comentários (aliás, comentários nesses sites dão uma mostra da ignorância, estupidez, idiotice e outras qualidades do nosso povo) já mostram o tom das opiniões quando se fala do assunto. Piadinhas do tipo, "um otário a menos", "um burro usando anabolizantes pra cavalo" e por aí vai. Quando acontece algo assim, quando se fala de jovens usando anabolizantes, criticam-se exclusivamente os usuários sem se procurar a causa que os levam a tal ato mesmo com tanto esclarecimento. E aí eu faço uma comparação com o culto à imagem e forma física imposto às mulheres.

O que vemos na TV, revistas, cinema, comerciais é: mulher bonita é mulher magra. E as mulheres não entendem como homens babam por Sheila Carvalho, mulheres frutas e outras, mas isso é outro assunto, em outro post. O lance é que criticam esse culto à magreza, fazem comparações com pinturas de épocas antigas em que gordinhas eram o padrão de beleza, ressaltam o charme da mulher real, cheinha, gordinha, fofinha, sexy. Falam das consequências em adolescentes com anorexia e bulimia, tentando alcançar uma magreza irreal e inexistente. Agora se trava uma luta contra o uso exagerado do Photoshop e similares para se fazer mulheres falsamente magras (isso dá tema para mais um post aqui, lembrem-me). Em resumo, mulher "deve" ser magra ou sarada, luta-se pelas gordinhas.

E os homens? Bom, homem só serve se for sarado, ponto. Existe modelo sem corpo definido? Alguém vê matéria de algum ator exibindo boa forma se ele não for sarado? Alguém já reparou em barrigas de tanque feitas no computador? Alguém critica esse culto? Não, nada se fala, nada é feito, mas todo mundo se assusta quando um garoto tem problemas de saúde ou morre com anabolizantes. Ele é considerado o único culpado por isso, ignorante, burro, vaidoso demais. Ok, a exemplo das mulheres, sei que não é preciso ser sarado e definido para agradá-las mas o tema aqui é o culto que se faz a isso. Homens gordinhos são até defendidos, em menor escala que as mulheres, mas eles são engraçadinhos, simpáticos, fofos, nada sexy. Homens magros não são defendidos em nenhuma situação.

E eu posso falar disso tudo com propriedade porque há uns 10 anos atrás eu era 15kg mais magro, era ridicularizado até pela minha namorada. Comparações, ridicularizações, apelidos, risadas. Hoje não sou magrelo, estou longe de ser sarado, e algo disso ainda me incomoda. Pensava que havia um equivalente à anorexia, o oposto, alguém que se olha no espelho e se vê magro, e existe, se chama Vigorexia. Felizmente não sofro disso, mas é algo que existe e não se fala.

A cultura das ruas é um pouco diferente disso tudo, mas ainda é a mídia que dita boa parte das regras e essas tem sido cada vez mais cruéis.

Um comentário:

Lugirão disse...

Eu lido muito com jovens e vejo como eles estão preocupados com isso, alguns malham feito doidos, e muitas vezes abusam de substancias, se engana quem pensa que é um ou outro, usa-se muito anabolizante e eles acham que aconteceu com o babaca , mas com eles não vai acontecer...

Tem aumentado muito os distúrbios desse tipo nos garotos...

Também ando sem assunto para o blog...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails