domingo, 6 de junho de 2010

Montagens

As imagens que vou colocar aqui hoje tem a ver com o que eu já estou considerando uma praga hoje: montagens.

Existem montagens em fotos e filmes, tão bem feitas que a gente já não consegue mais saber o que é de verdade e o que não é. E muitas vezes quando surge algo muito incrível já dizem logo que é montagem. Há uns anos eu lembro de uma foto da Daniela Cicarelli patolando um cara junto com uma amiga. Muita gente disse ser montagem, mas não, os três eram amigos. Em compensação quando aquele vídeo dela surgiu ninguém falou que era montagem.

Já vi gente achando que a famosa foto do marinheiro beijando a enfermeira ao fim da Segunda Guerra, uma das mais famosas da história, fosse montagem. Engraçado que a foto de Joe Rosenthal da tomada de Iwo Jima, que foi uma "montagem" (ele não pegou o momento decisivo e pediu que os soldados repetissem a cena), ninguém suspeita.


Isso é real

Eu já fui mais contra tratamento de fotos digitais. Hoje eu olho isso como um tipo de tratamento que sempre se deu às fotos em laboratório. Mas tem gente que exagera e não consegue ficar com uma foto sem alterá-la quase a ponto de ficar irreal.


Isso é falso

Falando em irrealidade, ou surrealidade, tem essa imagem, de Philippe Halsman, uma foto de Salvador Dali, mestre de imagens impossíveis de existirem, tirada em 1948, quando não existia nada perto do Photoshop. A foto é claramente irreal mas, como foi feita? Montagem! Mas não existia computador pra isso em 1948! Montagem em laboratório, coisa que muita gente nem sabia que era possível de ser feita. Essa foto me lembrou a série feita pelo Idea Fixa chamada Você não desenha nada em que eles mostram desenhos de grandes ilustradores que fazem tudo na mão, sem Corel, Photoshop ou coisa parecida.



Outra imagem não é foto, mas um vídeo. Não tem o contexto histórico das outras mas entra na categoria daquelas que dizem logo que é montagem. Acontece que o artista do vídeo aparece em outros feitos no mesmo zoológico no Japão. Se o urso é treinado ou não, eu não sei, acho difícil porque já tentei ensinar pessoas a fazer coisas mais simples sem grande sucesso. O urso brinca com o bastão e o que me revolta é que em muitas vezes ele faz isso melhor do que eu!! Puta que pariu!!!

5 comentários:

Morena disse...

Realmente hoje em dia tudo passa pelo Ps, até mesmo coisas idiotas...
Boa postagem!
Quero um urso desse rsrsrs
Beijos saltitantes
Boa semana

Anna Flávia disse...

Realmente, é difícil saber o que é montagem e o que é real.

Muito bom o post!

Beijo

Van disse...

Aqui o vídeo não abriu! Eu detesto montagens... sou fã das fotos inéditas, reais e bonitas (principalmente se for P&B) :D
Beijos

Karina disse...

Cada dia que passa esse tipo de recurso é utilizado para manipular fotos. Seja para tirar a celulite ou melhorar a "performance", hj fica difícil saber qual foto é real e qual é manipulada. Embora tenha algumas que dá pra ver de longe que é PS. Mas montagens são polêmicas né? Uma vez fizeram montagem com fotos minhas. Claaro que me botaram pelada. Mas nem reclamei muito, pq me botaram uma bunda muito linda. hahahahaha.. Que nada.. Fiquei foi puta mesmo! Beijos

Silvia Mantovani disse...

O urso é tão engraçadinho...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails