quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A razão de Deus

"No início, o homem criou Deus"

Assim começa o álbum "Aqualung" do Jethro Tull. Uma frase simples e genial para os mais céticos quanto a religião. O homem criou Deus e não o contrário, nós o criamos à nossa imagem e semelhança, lhe demos aparência e razões humanas. Aí acho que está nosso maior erro.

Com a tragédia na Serra do Rio de Janeiro, vejo pessoas questionando quando um sobrevivente diz que graças a Deus está vivo. Um sobreviveu mas seiscentos morreram, onde está Deus? Por que tantos morreram? Por que a graça foi de um só, ou poucos? Por que pessoas boas morrem cedo, por que crianças sofrem, por que existe sofrimento, fome, destruição?

O Deus cristão nos deu o livre arbítrio e então não rege tudo que nos acontece. Em momento algum é dito que Ele vai nos proteger em vida. Aliás, nesse ponto não se pode reclamar do cristianismo, nos é prometido algo após a morte, não em vida. Deuses de outras religiões ou mitologias não se postam senhores do destino, apenas são poderosos, interferem na vida dos mortais mas não conseguem reger sequer o próprio destino.

Quando criamos a imagem de Deus, lhe damos aparência e razão humanas e também os nossos julgamentos. O que é bom sob nosso ponto de vista também é do ponto de vista Dele? Alguém é bom para nós e para Ele também? Quem nunca viu o "Auto da Compadecida" quando Jesus perdoa os cangaceiros e diz que eles são apenas instrumentos de Seu pai?

Quando penso em Deus tento desvincular nossas razões e emoções, independente da religão que eu sigo. Assim como questionamentos sobre Seu poder e vontades.

4 comentários:

Van disse...

Dan, sei lá! Acho que as pessoas precisam se apegar a alguma coisa pra entender o por quê disso tudo. Se apegam a fé, Deus... eu acho que Deus é muito amior que isso tudo. Mas engraçado a gente se perguntar onde está Deus quando tudo isso acontece... na verdade o que a gente faz aqui, a gente paga aqui. O quanto de ruim já fizemos pro nosso planeta, né?!
Beijooooos

Magui disse...

As interrogações são eternas ( antes, hoje e depois) mas Deus não tem nada com isso.Mesmo porque ele ( supostamente ) disse para cada um fazer a sua parte.

Vc ainda está namorando a mineira?

Nana disse...

Gostei do seu texto. As vezes, é injusto culpar Deus por falhas do próprio ser humano como falta de planejamento urbano, desmatamento... afinal, Ele nos deu inteligência e livre arbítrio para tomarmos as decisões básicas da vida. Mas é bom ver q, mesmo nesses momentos, existe a gratidão a Ele pela vida. Bjs e fik c Deus.

Unknown disse...

Cara, vc anda filosófico...escrevi algo semelhante no meu blog, onde dizia: "depois de "Darwin, Deus não precisou mais se preocupar conosco, viver ou morrer passou a ser uma seleção da espécie".
Bem legal o texto!!!
bjos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails