domingo, 16 de outubro de 2011

Por que é tão difícil estudar na aula?

Após a morte de Steve Jobs seu discurso em stanford correu de novo a internet. Muita gente comentou o fato dele não ser formado, alguns ressaltaram o fato dele ter escolhido o que estudar - caligrafia no caso - e vi comentários de pessoas dizendo que tiveram que sair da faculdade pra poderem estudar.

O famoso discurso
  
Às vezes encontro textos interessantes relacionados ao curso da minha namorada mas ela nuca tem tempo de ler porque está ocupada demais estudando para a faculdade. Detalhe que o curso dela é daqueles que faz muita diferença ler jornais e outras fontes de informação mas não há tempo para se perder com isso, tem sempre uma prova ou trabalho a ser entregue logo ali.
 
Quando ainda estava no colégio, uma professora de geografia fazia com que lêssemos notícias atuais relevantes e levássemos o recorte do jornal comentado. Até o vestibular eu era fraco em história e inglês, eram meus terrores para a prova e acabei escolhendo espanhol - que "aprendi" no último ano - como língua estrangeira.  Hoje leio livros e livros sobre a Segunda Guerra aléme de outros temas históricos e sou capaz de ler textos técnicos ou não em inglês sem grande dificuldade.
  


Cursamente vi o Alexandre Acioly falando que se arrepende por não ter feito faculdade pois teria conseguido tudo com dez anos de antecedência. Tenho dúvidas, acho que ele teria conseguido tudo com cinco anos de atraso. Bill Gates também não fez faculdade e olhe onde ele está.
 
Claro que curso superior é importante, cada vez isso se aproxima mais do mínimo exigido para conseguir qualquer emprego. O que eu questiono é a forma como esses cursos tem sido dados. Parecem treinar os alunos para resolverem aquelas questões, ouvi professor dizendo que estava dando aula para ele mesmo, numa alusão à forma como os alunos são treinados para continuarem no meio acadêmico. Essa é uma grande crítica minha às faculdades e cursos de mestrado e doutorado, nem sempre há uma aplicação prática daquilo que se aprende ou até mesmo da tese, é apenas mais um título para fazer diferença em algum momento. Na engenharia passamos por anos de masturbação matemática e dedução de fórmulas e equações que não farão diferença na hora que eu precisar elaborar um projeto de verdade. A faculdade da minha namorada parece mais um curso de doutrinação para o MST e comunismo. 
  


Tem alguma coisa errada quando se diz que a faculdade não ensina nada prático, que se aprende de verdade fora de lá e quando um homem apontado como gênio mostra, no discurso de formatura de uma das maiores universidades do mundo, que ter saído da faculdade foi o diferencial para ele alcançar o sucesso. 

3 comentários:

Tinúviel disse...

Um dia desses meu professor que dá aula sobre fundamentos do serviço social, comentou sobre o fato de alunas que chegaram ao 6 período e ficaram revoltadas e indignadas pela "perda de tempo"( por um aprofundamento intenso em Karl Marx),e no final não serviu para nada na prática da Assistente Social, e elas não sabiam como agir no ambiente de trabalho. (O 6 período é quando começa os estágios). O professor foi contra a raiva delas, ele disse que foi necessário para construção de um novo modo de se pensar.

Logo eu penso: "CONTRUÇÃO PARA VIRAR COMUNISTA NÉ?"

Isso pq o professor é militante de MST, e todos os professores da minha faculdade são tbm. Exceto um de filosofia, que mandavam umas mensagens contra o modo como era dado aulas no meu curso..e sempre falava que isso não levava a lugar algum. Pura utopia.

Já vi vários alunos reclamando "poxa, pra que eu estou estudando isso? não vou usar nada no ambiente de trabalho..estou perdendo tempo"

O aluno não sai preparado da faculdade em nada, sai cheio de ideologias e que em menos de 6 meses irá se frustar.

Adao Braga disse...

As escolas deveriam nos ensinar a tomar decisões, a fazer o que queremos fazer, a executar o que planejamos para nossas vidas. Auxiliar cada pessoa a encontrar meios, modos e resposta para suas inquietações e como quer viver.

Deveriam nos formar em BACHAREIS seja qual fosse o que!

Rogerio_AA disse...

Fala Murdock! Rogério_AA, do CivBrasil.
Acho que a faculdade auxilia as pessoas medíocres/medianas a deslanchar na vida, com possibilidade de ter um emprego/futuro melhor do que sem faculdade.
Mas para as pessoas acima da média, tanto faz ter faculdade ou não, serão excelentes/surpreendentes tendo concluído curso superior ou não...
Abraço!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails