terça-feira, 13 de março de 2012

Chá com o Arcebispo




Estou lendo "Senta a Pua", livro sobre histórias da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial. O autor busca depoimentos de colega e conta casos e curiosidades do perído de treinamento e da guerra em si.

Em histórias relatando casos de brasileiros que caíram prisioneiros dos alemães, surge a figura do embaixador brasileiro em Paris que, ao invés de ajudar os combatentes a retornarem a seu quartel general em Pizza, se disse ocupado e atrasado para um chá com o arcebispo. Curioso que o autor relata que a família do embaixador é uma das tradicionais de sua terra natal e que ele sempre foi muito importante no Itamaraty. Como alguém que não faz o seu travabalho direito torna-se importante? Tomando chá com o arcebispo.

A lição dessa história é que não é importante ter seu trabalho bem feito, é importante sim que você "faça o social", mantenha sua rede de influencia e contatos. Quantas vezes você notou seu chefe mais preocupado em puxar o saco de seu superior direto do que em atender as necessidades da equipe? Quantas vezes soube de alguém que, mesmo mostrando-se menos capaz dos que estavam a seu redor, subiu mais rápido na empresa por almoçar com as pessoas certas? Não sei se esta é uma característica brasileira ou mundial mas a regra parece ser essa. O importante é tomar o chá com o arcebispo.

3 comentários:

Tinúviel disse...

À partir dessa rede de socialização vem o maldito( pra quem não tem), e divido QI= Quem indica.
É a verdadeira regra pra subir seja rápido ou devagar. ;/

Camila Guinsani disse...

vou tentar marcar um chá com ele também, quem sabe subo de vida! rs

Iara Alencar disse...

É por isso que eu estou ferrada mesmo.
Porque se depender de mim pra certos "fazer a social" eu estou lascada, eu não sei fazer mesmo.
Começo indo almoçar sozinha, mesmo que a turma toda do trabalho esteja a mesa, eu gosto de ficar só.
Depois, tem esse negocio de passar fim de semana com colegas de trabalho, tomar uma cervejinha, almoçar com chefe, lamento mas nao conte comigo.
To lascada mesmo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails