quinta-feira, 11 de abril de 2013

Minha Vida é Uma Piada

Você já se sentiu numa piada? Certamente você já viu algum filme em que alguma situação que você viveu foi tão bem retratada que parece que o roteirista estava te espionando. Claro, é como uma stand up comedy, o cara pega situações do dia a dia, conta de forma cômica e faz com que o expectador ria de si mesmo. Em geral essas comédias tratam de situações genéricas, que qualquer um pode viver. No meu caso, por vezes, tenho a impressão de que Scott Adams, autor de Dilbert, me espiona.

Dilbert é um engenheiro que trabalha numa firma típica com um chefe idiota e colegas nós-cegos¹, raivosos e estúpidos. Quem trabalha em empresas, especialmente com projetos, já se viu em muitas situações retratadas por ele mas algumas me pareceram tão específicas que foram premonitórias ou uma representação cômica do que me aconteceu. Vejam: Eu trabalho com projetos. No final de 2007 houve uma reestruturação na gerência e todos os projetos foram paralizados. A tirinha saiu antes mas eu só a vi depois do que me aconteceu:

Dilbert.com



Chefe: Todos os projetos que você trabalhou nesse ano foram cancelado depois de uma reorganização. É como se você nunca tivesse existido.
Dilbert: Isso não é totalmente verdade. Por exemplo, eu ocupei espaço. Eu gostaria de ver alguém que não existe fazer isso. 
Chefe: Uma pessoa morta ocupa espaço. 
Dilbert: Mas um morto existe.
Dilbert: Eu venci a discussão mas foi uma vitória vazia.


Em 2008 eu precisei visitar uma firma que instala câmeras e sistemas de segurança. Lá pelas tantas eu vi uma dessas câmeras antivandalismo, tipo essa:


Perguntei pro cara que me acompanhava se era uma câmera antivandalismo e ele: - É sim, pode até jogar no chão que... Ele jogou e a câmera se espatifou no chão causando constrangimento geral entre os presentes e risadas até hoje aqui no setor. ANO PASSADO, quatro anos depois, Scott Adams publica esta tirinha:


Dilbert.com

CEO: Nosso tablet é indestrutível, veja isso... 
Homem: Nossa companhia é a próxima. Encontre o protótipo. 
CEO: Oops, aquilo era seu? 

Em defesa do cara da câmera, eu digo que a caixa protetora devia ter sido aparafusada antes do "teste" e ela não estava.


Uma briga recorrente em empresas é a temperatura das salas. Geralmente os prédios possuem ar-condicionado central e as pessoas não tem a mesma sensação térmica. Não sei qual a explicação científica mas as mulheres tendem a sentir mais frio, alguns colegas do sexo masculino também reclamam muito disso. Já tive alguns aborrecimentos porque acho mais fácil colocar um casaco se estiver frio do que tirar a camisa se estiver calor mas as pessoas tendem a ser egoístas e querem que o mundo seja conforme elas acham melhor. Já pensei em imprimir uma dessas tirinhas pra provocar os friorentos mas acho que poderia ser mal interpretado.


Dilbert.com

Carol: Este escritório está congelando. Por que você não está com frio?
Dilbert: Meu cérebro é muito maior que o seu. Ele aquece meu corpo quando eu penso.
Dilbert: Mas o que quer que você esteja fazendo agora parece estar funcionando também.

Dilbert.com

Carol: Está a 20°C aqui. Por que você não está com frio?
Wally: Eu sou um mamífero mas não gosto de me gabar disso.
Carol: O que isso quer dizer?
Wally: Pare de me bipar com seu sonar.

Essa eu coloquei pelos três primeiros quadrinhos. Qualquer engenheiro já deve ter se visto numa situação dessas, especialmente depois de responder à pergunta "o que você faz no trabalho?", o olhar das pessoas se encaixa perfeitamente.


Dilbert.com

Chefe: Vá para os Recursos Humanos para uma avaliação psicológica.
Dilbert: Porque?? Eu disse algo anormal?
Chefe: Você é um engenheiro, tudo que você diz é anormal.
Catbert²: Pergunta um: quantos corpos estão escondidos no porão da sua casa?
Dilbert: Se estão escondidos, como eu saberia?
Catbert: Bem, você poderia sentir o cheiro.
Dilbert: Não se estiverem enrolados em plástico grosso e concretados.
Wally: Como vai?
Dilbert: Não muito bem.

Esta aqui é outra pela qualquer um que trabalhe com projetos já passou. Depois de ralar muito para fazer com que as coisas aconteçam alguém vem e...


Dilbert.com


Dilbert: Como de costume, trabalhei até meia-noite ontem, mãe
Mãe: Bom, pelo menos você ganhou um dinheiro extra.
Dilbert: Não recebo hora extra.
Mãe: Bem, pelo menos era um trabalho importante.
Dilbert: Não muito. Meu chefe fez mudanças na apresentação. Essas mudanças fez elas ficarem piores.
Mãe: Bem, pelo menos você estava preparado para a reunião.
Dilbert: Foi cancelada. Mas tudo bem, o projeto não teve verba mesmo.
Mãe: Então você trabalhou de graça para piorar uma apresentação para uma reunião que não houve para um projeto que não existe.
Dilbert: Sim
Mãe: Bem, pelo menos você pode voltar no tempo sem impactar a história.
Dilbert: Sim, meu copo está meio cheio. Algumas versões dessa tirinha mostram a mãe do Dilbert simplesmente dizendo "Dilbert, você é realmente um engenheiro".

Circula por aí até com a horrível versão do Dilbert se chamando Ronaldo.

¹ Nó-cego é uma gíria para aquele cara que fica enrolando e não trabalha
² Sim, é um gato, Catbert, o maligno diretor de recursos humanos.

Um comentário:

Silvia Mantovani disse...

A do ar condicionado é ótima. Acho que todos, ou quase, tem esse problema. Aqui no meu local de trabalho não temos ar condicionado, isso não é maravilhoso? Abro e fecho a janela a meu bel prazer, ela fica nas minhas costas... (geralmente aberta, a não ser quando venta demais.)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails