domingo, 22 de outubro de 2006

Desabafo (Cecília Girão)

Recebi esse texto por e-mail da minha amiga Cecília.

"Se o PT teve sua vez - já que o Alckmin fala dos 04 anos de governo Lula - o que dizer da quase 01 década de PSDB sem quase alteração do padrão de crescimento do país e da realidade social???

Fiquei indignada sim com as descobertas de corrupção dentro do governo, mas não sou ingênua de achar que se trata de um caso inédito no Brasil, como historiadora e pessoa de bom-senso percebo o quanto este problema é crônico. Desta forma, não posso avaliar um governo tendo como base apenas este critério, já que entendo ser um problema estrutural e não conjuntural. Me atento, então, para outros critérios... E é com base no conjunto deles - acesso à educação, diminuição do custo de vida, estabilidade econômica que foi mantida, fim das privatizações - que escolho votar no candidato do PT. Porque erros existem e não pretendo negá-los, mas o que existe também que não pode ser ignorado foi a proporção das medidas sociais criadas em 04 anos, enquanto o governo do PSDB em 08 apenas investiu em transferir para a iniciativa privada empresas públicas que davam lucro. Isso muito me indigna sim, porque como cidadã brasileira e funcionária pública, sei o devido valor que estas instituições têm ou deveriam ter perante a sociedade. Porque não conheço empresa privada nenhuma - nacional ou estrangeira - que seja motivada a existir senão por causa do lucro. Tanto que seus clientes são chamados de CONSUMIDORES. Quem consome é bem-vindo, quem não o faz é ignorado. Ora, isso já é motivo suficiente para ser contra a onda de privatizações que ocorreu na era FHC. Não sou contra empresas privadas também, só acho que existem serviços e não só os básicos - como alguns acham - que devem ter sim a participação do setor público. Por que não??? Por que no setor de serviços só devem existir empresas privadas??? Será que estas empresas se direcionadas ao mercado não dão conta de atender às demandas??? Ou será que o que se pretende é reproduzir modelos de gestão importados de outros países sem se levar em conta as reais necessidades de nossa sociedade??? Porque se sou brasileira, me identifico com o que existe aqui e não com o que existe em outro lugar qualquer do mundo. Isto para mim é uma crise de identidade tamanha. Desse mal não sofro. Sou grata por nascer aqui e acredito na nossa força enquanto nação para crescer e, principalmente, na nossa forma de resolver os nossos problemas, sem precisar pura e simplesmente copiar modelos estrangeiros que pouco contribuem para nossa realidade.

Quanto à questão do discurso de Lula, acredito que o analfabetismo político - aquele que atinge inclusive pessoas com grau de escolaridade superior - continua sendo muito pior do que o analfabetismo em si e este nem é o caso de Lula. Por isso, não tenho vergonha nenhuma em votar em um candidato que não tem pedigree acadêmico para governar. Se o critério é esse, por q não votar em Enéias??? Ele também tem formação superior. Ora, vamos parar com este outro complexo de superioridade tão ineficaz quanto a vontade de viver o "american way of life". Assumamos nossa condição de país subdesenvolvido e, por isso, analfabeto, pobre, cheio de mazelas, sem infra-estrutura para todos, com grande concentração de renda, sem saúde a todos. Enquanto não pensarmos a solução do problema por aí, continuaremos batendo cabeça por teimarmos ser coisas que simplesmente não somos.

Contra toda esta baboseira/falácia de Alckmin, voto em Lula. E estou mandando este email porque estou indignada com o discurso pseudo-correto do candidato do PSDB."

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails