segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Dom Quixote

Não sei se alguém aqui (por 'aqui' entendam 'que está lendo o blog') já leu "Dom Quixote". Mesmo quem não leu sabe algo dessa história de tanto que já foi retratada e citada em filmes, séries, novelas. É um dos meus livros preferidos, já li duas vezes e ele não é pequeno. Na segunda vez captei coisas que não tinha pego na primeira, normal. Tem passagens engraçadíssimas e muitas vezes a gente se pega torcendo pelo louco fidalgo que pensa ser cavaleiro andante mesmo sabendo que é tudo coisa da cabeça dele e fica pasmo diante da simplicidade do famoso escudeiro Sancho Pança.

Um dia, procurando algo de bom na TV, peguei pela metade um documentário sobre esse livro. Não lembro de muita coisa que foi dita sobre ele, apenas a frase de um pesquisador (?) que dizia que essa era a história mais triste já contada porque era a história de uma desilusão.

Pensei sobre isso e mesmo não achando que seja essa a "moral da história" tenho que concordar. É preciso ler o livro para entender isso e se alguém quiser eu conto o final em off. Só não concordava muito sobre o fato de ser a história de uma desilusão fazer com que esta fosse a história mais triste já contada mas hoje eu também entendo isso.

Acho que livros, filmes, histórias nos emocionam mais quando nos identificamos com algum personagem, pelo menos comigo é assim. Nunca me identifiquei com Dom Quixote mas acho que todo mundo tem um pouco disso de buscar algo irreal, inatingível, que não sabemos ser até descobrirmos e termos nossa desilusão.

Off topic:
O texto da Beattrice em suas "Literatices Eróticas" está bem legal.

Hoje o Túnel Rebouças teve uma das pistas liberada alternadamente. De manhã da Zona Sul para a Zona Norte e de tarde no sentido contrário o que se encaixa perfeitamente com meu intinerário.

A Beth decifrou o que é ser 100% Prostituto em um texto no seu blog.

4 comentários:

Van disse...

É meu amigo... "tristeza não tem fim"...
Mas olha, veja pelo lado bom de tudo... o tunel vai ficar aberto pra vc :D

Beijo

Murdock disse...

É... há uma luz no fim do túnel...
hahahaha!!

Anônimo disse...

Dom Quixote é um dos livros que eu TENHO que ler.....

Ano passado (ou retrasado?) o livro fez 400 anos e o CCBB fez um ciclo de leituras, onde várias personalidades leram passagens do livro, do início ao fim. Vc viu alguma coisa?

Eu dei uma fugida do trabalho e vi a Barbara Heliodora (q eu adoro!) lendo um trecho... ficou ótimo!

Murdock disse...

Não vi esse lance não...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails