quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Olimpiadas

Vamos combinar que nas Olimpíadas o menos importante é competir. O negócio é ganhar mesmo!
A última que aconteceu acho que exemplifica um pouco isso. O lutador "Sueco" (era argelino naturalizado), bi-campeão mundial, se sentiu prejudicado pela arbitragem e deixou sua medalha de bronze no chão, disse que merecia o ouro. Claro que todos o criticaram, faltou espírito olímpico, esportivo. Acho que não, o espírito olímpico é o do vencedor. O cara merecia o ouro e vai aceitar os erros de arbitragem (vários em várias modalidades por sinal) e ficar feliz com o bronze?

Quem é sempre lembrado? O campeão e danem-se os outros. Uma medalha de ouro vale mais do que cem de prata, o importante não é competir, é vencer. Outro dia mesmo vi um famoso narrador rindo com seus companheiros de programa de um atleta da antigüidade que teria ganho 12 medalhas de ouro, afinal, Michael Phelps deve bater esse recorde logo. Vai ser o maior campeão olímpico, concordo, mas o maior atleta olímpico? Um turco foi tri-campeão olímpico em levantamento de peso, 1988, 1992 e 1996, por anos o cara foi imbatível mas competia em uma categoria só, não tem como ganhar 15 medalhas assim.

E enquanto isso, nos contentamos com resultados meia-boca. Nosso melhores atletas perdem, os outros acham bom melhorar a posição mesmo tendo piorado o resultado. Quer dizer, por um lado contenta-se com a mediocridade, por outro, só se elogia o melhor.

5 comentários:

Anônimo disse...

As Olimpíadas perderam o foco inicial.Um bando de malucos obsessivos.O brasileiro já sacou isso e não entrou nessa.Nada a ver com mediocridade.Pelo contrário.Nos EUA ninguém acompanha Oímpíadas.

Murdock disse...

Discordo, Magui.
Sempre foi uma disputa, não acho que seja obsessão, é uma disputa e, felizmente, um lugar onde as disputas entre países acontecem sem mortes. Brasileiro não sacou nada porque não tem o que ser sacado e os americanos dão tanta importância às Olimpíadas que pediram mudança no horário da natação para o Michael Phelps nadar em horário nobre. E também divulgam apenas o total de medalhas para não mostrar que a China está na frente deles na verdade.

Anônimo disse...

Oia...não tenho acompanhado. Prezo pelo meu sono. Mas é bonito saber de algumas conquistas, principalmente as dos nossos atletas.

bjs

Anônimo disse...

Se dependesse de Kátia olimpiadas e outros eventos esportivos ocorriam todos os anos.

Anônimo disse...

Voce sumiu.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails