sábado, 6 de setembro de 2008

Pra deixar claro I

Tem um monte de coisas que eu ando querendo falar aqui há um tempo, vamos a uma delas.

Algumas pessoas, se não todas, devem saber que eu trabalho na Petrobras. No início não gostei, estava bem em Furnas, e nas primeiras semanas me aborreci muito na empresa. Ah, antes que falem qualquer coisa, eu entrei nas duas por concurso, pela porta da frente, sem mamata. Com o tempo acabei vestindo a camisa e vendo o que essa empresa significa pro país. Só que muita gente, muita gente mesmo, que se diz esclarecida, fala um monte de merda sobre o assunto.

Não vou ficar falando de política energética, pré-sal, royalities nem coisas do tipo, muito disso envolve opinião, vou só colocar alguns pingos nos Is.

Primeiro, todos nós que estamos na Petrobras (assim como em Furnas), não temos a famosa estabilidade, somos regidos pela CLT, ou seja, podemos ser mandados embora a qualquer momento. Claro que isso não acontece nessas empresas mas não existe nenhuma obrigação de nosso emprego ser mantido caso a empresa acabe por exemplo. Ou seja, precisamos de concurso pra entrar mas podemos sair por qualquer coisa.

Outra, nosso salário não é nenhuma maravilha. Outro dia vi um mané comentando no site do Globo que os salários deviam estar na média do mercado porque na Petrobras se ganha muito. Quem dera, todo mundo lá dentro sabe que nosso salário está bem abaixo do mercado.

Em terceiro, e o que as pessoas mais se enganam, o dinheiro da Petrobras não é "o meu dinheiro" como tanta gente acha. O dinheiro que é usado lá, assim como em Furnas, Eletrobras e outras empresas parecidas, não vem de impostos, vem do que a própria empresa gera. Quer dizer, meu salário não é pago com seu dinheiro, minha viagens não são pagas com seu dinheiro, o café ruim que eu tomo lá também não é pago com seu dinheiro. Vem tudo do petróleo.

Bem, esses são alguns pontos, tem mais, claro e acho que vou ter que falar mais disso aqui...

4 comentários:

Adao Braga disse...

Eu só comentei que pensei que você estivesse no projeto do Pré-Sal.

É bom mesmo tirar o foco da nossa conta bancária. É bom mesmo não chamar atenção!

Só acredito, se publicar uma imagem do contra-cheque. he he he he

Certas confusões, e certas idéias que se fazem de nós, é impossível de se impedir.

Agora é que podem pensar o contrário. Ele tá escondendo o jogo. he he he he

Pedro disse...

Cara que massa tu trabalha em furnas!!!
meu professor enche o saco desse lucar dizndo que bom que nao tem outro lugar melhor... que frunas e isso e a ampla não chega aos pes de furnas..
cara, mas ele e muito chato com esse lugar.
E tão bom assim la??
abraço.

iara-alencar disse...

eita...eu pensei que voce era algum tipo de frelancer.
Quer saber??
a sua vida é tua e a minha vida é minha, cada um na sau rsrsrs

Laura disse...

gente querendo se meter a falar o que não entende é deprimente né? apoiado. e explicado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails