Quando vemos um filme, tirando histórias reais ou documentários, estamos vendo uma mentira. E mesmo em biografias ou documentários muitas vezes temos distorções causadas pelo diretor. Mas o que eu ia dizendo é que sempre vemos uma história criada, uma ficção, personagens que nunca existiram, situações que não aconteceram, fantasia, mentira.
E aí temos três tipos de mentira:
Aquela que tenta imitar a realidade, sem viagens, apenas personagens "reais" passando por situações fantasiosas, exemplo, filmes do Woody Allen;
Tem a mentira dos filmes de ação que dizemos o tempo todo "que mentiiiiira" mas achamos graça mesmo assim. Mas às vezes nos sentimos revoltados com tamanho descaramento do diretor;
E tem a dos filmes-fantasia, ficção científica ou variações como Super-Homem, Senhor dos Anéis e Guerra nas Estrelas. Nesse você sabe que está sendo enganado mas não liga.
Minha mãe costuma ver o último tipo de filme como vê o segundo, reclamando o tempo todo das mentiras. Dia desses víamos "A bússola dourada" quando ela pergunta como a garota trocava de roupa se ela não tinha levado mala nem nada e eu digo "mãe, o urso fala, você está preocupada com a roupa da garota?"
Ela riu.
2 comentários:
Então, vou te explicar uma: para nós mulheres é muito mais difícil entender como alguém troca de roupa sem mala do que urso falando.
Eu acredido em tudo, até em urso que fala.
Postar um comentário