segunda-feira, 27 de abril de 2009

Minha mãe e os filmes de fantasia

Quando vemos um filme, tirando histórias reais ou documentários, estamos vendo uma mentira. E mesmo em biografias ou documentários muitas vezes temos distorções causadas pelo diretor. Mas o que eu ia dizendo é que sempre vemos uma história criada, uma ficção, personagens que nunca existiram, situações que não aconteceram, fantasia, mentira.

E aí temos três tipos de mentira:

Aquela que tenta imitar a realidade, sem viagens, apenas personagens "reais" passando por situações fantasiosas, exemplo, filmes do Woody Allen;

Tem a mentira dos filmes de ação que dizemos o tempo todo "que mentiiiiira" mas achamos graça mesmo assim. Mas às vezes nos sentimos revoltados com tamanho descaramento do diretor;

E tem a dos filmes-fantasia, ficção científica ou variações como Super-Homem, Senhor dos Anéis e Guerra nas Estrelas. Nesse você sabe que está sendo enganado mas não liga.

Minha mãe costuma ver o último tipo de filme como vê o segundo, reclamando o tempo todo das mentiras. Dia desses víamos "A bússola dourada" quando ela pergunta como a garota trocava de roupa se ela não tinha levado mala nem nada e eu digo "mãe, o urso fala, você está preocupada com a roupa da garota?"

Ela riu.

2 comentários:

nina_zaretchnaia disse...

Então, vou te explicar uma: para nós mulheres é muito mais difícil entender como alguém troca de roupa sem mala do que urso falando.

Ana Carolina disse...

Eu acredido em tudo, até em urso que fala.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails