sábado, 22 de agosto de 2009

Aula de física e sobrevivência com o professor Murdock - Parte 2

Bom, eu falei sobre os riscos de choque elétrico no outro post mas ainda teve gente com dúvida...
Eu disse que um carregador de celular não mata ninguém, não precisam ter medo de usá-lo mas, claro, nada de misturar água com eletricidade!!!

Falaram do desfibrilador, aquele aparelho usado por médicos para a ressuscitação em paradas cardíacas. Bom, o coração funciona com impulsos elétricos, assim como qualquer outro músculo do corpo e o cérebro. Por isso, em certos casos de parada cardíaca (fibrilação) o desfibrilador é usado. A diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem então um choque certo, do jeito certo, no lugar certo, pode salvar ou matar. Em fisioterapia se usa um equipamento chamado tens que também dá pequenos choques nos músculos para ajudar na desinflamação. Mais uma vez, a diferença entre curar o músculo e torrá-lo está na forma como se usa a eletricidade.

Tem a questão do chuveiro elétrico também e isso é complicado. Já ouvi dizer, mas não tenho certeza, de que o Brasil é o único país em que se permite esse aparelho. Atualmente então, em tempos de consciência ecológica, é um treco que gasta muita energia. Eu acho perigoso sim, ainda mais porque dificilmente o aterramento é bem feito. Já repararam em um fio verde saindo dele e indo pra lugar nenhum? Então, é o fio terra, que deveria estar ligado no sistema de aterramento da casa, que geralmente não existe. O que se faz é prendê-lo no vergalhão da construção e às vezes até na própria tubulação, o que é mais arriscado. Em outros aparelhos em casa você vai ver esse fio verde indo pra lugar nenhum. Eu não gosto de chuveiros elétricos, justamente por misturarem água e eletricidade, por mais seguro que eles possam ser.

Espero que dessa vez eu tenha ajudado mais.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails