quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Aula de física e sobrevivência com o professor Murdock

Vamos lá, já me falaram pra eu deixar as aspas de lado então vou aqui dar uma de professor de novo e tentar ensinar algumas coisas pro pessoal e, mesmo que todo mundo já saiba, vale repassar para conhecidos.

1 - Água e eletricidade não se misturam. Tem quem faça isso e existem meios certos para se fazer mas, para nosso dia a dia, não invente, nada de usar celular no banho, secador de cabelo na chuva, depilador elétrico no chuveiro. Ou seja, não é aconselhável usar chapinha logo depois do banho.

2 - Se for mexer em algum equipamento aberto, desligue-o da tomada. Se você sabe dar um jeitinho na torradeira, no DVD, computador, beleza, eu nem vou questionar isso mas, pelo amor de Deus, Buda, Alá, Shiva, Monstro Espaguete ou o que seja, desligue a porcaria do equipamento da tomada!! Não vem com essa de que está de chinelo, tênis de borracha ou o escambau, a corrente pode passar de um braço pro outro e sabem o que tem no meio? Aquele órgão burro que bombeia o sangue pelo corpo.

Agora, sabem quanto é preciso para que um coração pare? 100 miliampères, ou seja, 0,1 ampère. Não tem idéia de quanto é isso, ok, eu ajudo. O disjuntor da sua casa, que desarma quando tem um curto, deve ter uns 10 ou 15A, ou seja, ele vai desligar a energia quando passar algo acima disso, mais de 100 vezes o necessário pra parar seu coração. Quer dizer, se você fizer uma besteira na tomada, só vai parar de levar choque quando a corrente chegar em 10A. Se essa corrente tiver passado pelo coração, já era. Outro exemplo, um carregador de celular usa corrente de 150 miliampères. Você não vai morrer com um carregador de celular porque existe outra grandeza envolvida, a tensão, e essa não vai ser suficiente pra fazer a corrente passar pelo seu corpo, mas serve como exemplo para verem como é pequena a corrente que para o nosso tic tac de vez.

Essa segunda parte deve ter aborrecido ou deixado algumas pessoas perdidas. Pena, certamente a maioria aprendeu sobre corrente e tensão no segundo grau mas, ao invés de falarem algo mais prático e útil, as aulas ficam falando sobre a força elétrica necessária para manter uma gotícula de óleo flutuando entre duas placas elétricas. Eu, que sou engenheiro eletricista, não sei isso, não uso isso e tô cagando pra isso embora em algumas áreas ou empresas isso seja realmente uma informação útil.

Aí fica fácil falar que não gosta de física, que não lembra disso. Às vezes acho que Seu Madruga daria aulas melhores e mais práticas.

Talvez assim notícias como essas não acontecessem:

Menina de 12 anos morre eletrocutada por chapinha

Mãe e filha morrem eletrocutadas por secador de cabelo

Homem morre eletrocutado ao tentar consertar microondas com faca

Empresário morre eletrocutado

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails