segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Vamos destruir o mundo?

Ontem completou 64 anos da explosão da bomba atômica em Nagasaki. Dia 6 havia sido o dia de Hiroshima. A bomba que explodiu em Nagasaki tinha a potência de 25 kilotons ou, 25 mil toneladas de dinamite, a de Hiroshima tinha 15 kilotons. Em Nagasaki morreram 40.000 pessoas e 25.000 ficaram feridas enquanto em Hiroshima morreram aproximadamente 70.000 pessoas e outras tantas foram feridas. As fotos das cidades depois destas explosões mostram que não sobraram muitos prédios em pé. Não vou ficar falando aqui de causas, motivos, razões ou circunstâncias para os ataques. Do mesmo modo que não fico tentando entender por que Hitler queria o extermínio de judeus (se a mãe teve caso com um, se ele era gay, sei lá por que), me interesso mais pela história da Segunda Guerra em si, tanto que terminei recentemente de ler
"Os Senhores da Guerra" sobre o comportamento e relações de Hitler, Stalin, Churchil e Roosevelt durante a guerra e recomendo.




Mas catando informações sobre as bombas, vi que a maior explosão já feita pelo homem foi realizada na ex-URSS em 1961. A bomba foi a única a ser feita, foi apelidada de Tsar Bomb e tinha a potência de 50 megatons ou 50 milhões de toneladas de dinamite. Era pra ter 100 mas os russos acharam que o estrago ia ser muito grande. Imagine que essa bomba, jogada no Rio de Janeiro, faria estrago de Itaguaí até quase Araruama e até Petrópolis. Encontrei certo desencontro quanto ao estrago mas, pela Wikipédia, pessoas a 100km de distância da explosão teriam queimaduras de terceiro grau! Essa bomba tinha dez vezes a potência de todas as bombas usadas na Segunda Guerra, incluindo as atômicas jogadas no Japão.

As imagens abaixo a comparação entre os cogumelos das explosões já realizadas (reparem no detalhe de Hiroshima), o tamanho do estrago possível e uma foto do cogumelo da Tsar Bomb.


Na União Soviética a bomba explode VOCÊ!!!


BUUUUUUUUUUUUMM!!!!

Depois dessa os americanos disseram "Pensando bem, vamos invadir o Vietnã"

A Wikipédia fala mais do brinquedinho russo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tsar_bomba

Quer brincar de explodir cidades? Veja em http://carloslabs.com/node/20

Depois de ver isso tudo eu já sei o que pedir de Natal!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails