segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Viajando no tempo

Já tem um tempinho que fico com um certo tipo de pensamento e de uns dias pra cá isso aumentou. Coisa de maluco, admito, vou explicar.

Estava vendo um documentário sobre o Universo. Os cientistas sabem que o Universo se expande cada vez mais rápido, ou seja, as estrelas, planetas, galáxias e tudo o mais fica cada vez mais longe e cada vez mais rápido. O programa falava sobre daqui a quase todos os trilhões de anos em que as estrelas principais terão apagado e até falava numa possível vida da Humanidade ao redor de uma anã branca, absorvendo a fraca energia emitida por ela.

Nesse Universo o céu é sempre escuro, não vemos estrelas, não existe dia ou noite, nossa contagem de tempo certamente seria ridícula se a usássemos nosso método atual porque não existiria Terra em rotação e nem um Sol para girarmos em volta e marcarmos os anos. Talvez a contagem fosse mantida por um relógio padrão, universal, sei lá.

Mas agora muitas vezes quando observo uma coisa penso "daqui a zilhões de anos será que isso fará sentido?". Por exemplo, será que nesse planeta artificial e mergulhado numa noite eterna fará sentido citar a Segunda Guerra Mundial, Hitler, nazismo e o Holocausto? Será que, de alguma forma, se lembrará de Chaplin, o tricampeonato de 70 e Ghandi? Os filmes e músicas de hoje ainda serão ouvidos? A História da Terra ainda será contada desde o princípio, com meção ao Egito antigo e o Império Romano? Ou será que será contada apenas a partir do Grande Êxodo, quando deixaremos a Terra a procura de um lugar habitável no Universo?

Até quando falam de aquecimento global agora eu penso "e daí, daqui a zilhões de anos estará tudo escuro mesmo..."

É coisa de maluco, eu avisei.

3 comentários:

Carlos Medeiros disse...

Não dá pra imaginar um tempo tão distante assim.

Lugirão disse...

Nossa eu venho do Adão com aquele texto da exploração de petroleo na lua, chego aqui vc falando em escuridão do universo.

Deve ter sido influencia do Adão,rs.

Boa semana.

ABB disse...

Sou inocente! Volto para dizer que não estava vindo aqui porque o feed daqui não estava atualizando. Excluir e re-adicionei, e voltou a avisar-me das novidades!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails