quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O Hino Nacional e a cultura da ignorância

Quem aí acha que o Hino Nacional deveria ser modificado, feita uma nova versão da letra ou da música, para facilitar o entendimento do povo? Os versos são complicados, orações em ordem indireta, uma melodia formal demais para um povo descontraído como o nosso, pouco acostumado à música clássica e mais familiarizado ao funk e ao axé. Seria melhor pedir a Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, MC Deu Mal ou Malandrinho do Pandeiro que façam uma versão mais popular. Podiam pedir ao Paulo Coelho ou ao MC Serginho que refizessem a letra também.

Fica mais fácil fazer isso do que educar e ensinar o povo para que ele seja capaz de entender e interpretar o hino, admirar a melodia, até pra dizer se acha ruim ou não. Entender que o começo do hino significa que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico. Quer dizer, com a desculpa de uma democratização, de facilitar o entendimento, adota-se uma cultura do emburrecimento, da ignorância. Ninguém entende física, pra que ensinar matemática na escola? Não se estimulam os gênios, sequer os menos possibilitados de estudar, fazem com que todos fiquem limitados, travados na evolução intelectual.

É de conhecimento de todos (?) que é mais fácil domar uma massa ignorante, mal instruída e mal educada, isso é do interesse de maus governantes. O que me surpreende é ver gente de outros setores, artistas, professores até, defendendo esse tipo de idiotice.

8 comentários:

Van disse...

Já pensou se pedissem pra jogadores de futebol re-escrevessem o hino?! Estávamos duplamente ferrados!
Beijos.

p.s: Tô de fériassssssssssssssss!

Anônimo disse...

eu já vi esse lance dos jogadores e o hino qnd estava na faculdade, alguem tinha pedido para um ai explicar o hino e ele passou loooooonge... mas acho incrível pessoas da área da educação que aprovam mudar, absurdo!

ABB disse...

Resumindo numa frase, e do texto:
"Fica mais fácil fazer isso (mudar a letra do hino) do que educar e ensinar o povo para que ele seja capaz de entender e interpretar o hino"

Anna Flávia disse...

Valha, sério que pensam em mudar o hino nacional?

(v)orcego disse...

Entendo q defende acredito no investimento na cultura, mais fazer o q se o povo prefere assim...
Um dia ouvi dizer q cada povo tem o q merece e nós temos o q merecemos.
Quem sabe mediante posts como esse um dia mude-se o cenário com sementes como essa sendo plantada.
fui, (v)

Anônimo disse...

O povo não sabe cantar o hino e o pior não entende o que está cantando. Imagina o hino mudar para um funk? Aì q o Brasil ia ser alvo de chacota mundial não acha?
Big Beijos

Silvia disse...

Interessante que nesses dias atrás eu estava discutindo esse assunto com meu namorado. Nós participamos de um trabalho voluntário com crianças de uma comunidade carente, elas mal sabem ler, quanto mais escrever, menos ainda interpretar um texto. Imagina saber decifrar o que quer dizer certas palavras do Hino Nacional... Complicado. Mas o ideal é que melhorássemos a educação e não igualar por baixo!

Bjsss

Fabio Perin disse...

concordo com:
Resumindo numa frase, e do texto:
"Fica mais fácil fazer isso (mudar a letra do hino) do que educar e ensinar o povo para que ele seja capaz de entender e interpretar o hino"


senão seria só fazer uim funk qualquer!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails