sexta-feira, 19 de março de 2010

Contra a covardia em defesa do Rio

Já pediram minha opinião e vi a de outras pessoas por aí.

Para a empresa em que trabalho, tanto faz se o dinheiro dos royalties vai para Rio, Espírito Santo ou Amapá. Ela não vai pagar mais ou menos com a emenda Ibsen então meu ponto de vista não tem nada a ver com o dela, que não se manifesta sobre o assunto.

Eu sou carioca, moro no Rio de Janeiro, então minha opinião parece tendenciosa, como tudo no Brasil, puxando a brasa para a minha sardinha. Não foi assim que os deputados votaram a emenda? Um deputado do RJ votou a favor desta pois vai mudar seu domicílio eleitoral pro Paraná, veja como são as coisas. Os parlamentares são eleitos por estados, defendem seus estados e nessa briga, RJ e ES perdem para os outros 25 estados, não tem jeito.

Falam que não é justo que um ou dois estados recebam por algo que é do país todo, ok, mas aí entraríamos em discussão sobre o que é do país todo. As riquezas do subsolo são da União então o petróleo, ouro, minério de ferro, água mineral, é tudo do país todo e sua riqueza deve ser distribuída entre todos os estados, certo?

Os royalties foram criados porque o petróleo é o único produto que é taxado - ICMS - no local onde é consumido e não onde é produzido - força do estado de São Paulo. Criaram os royalties para compensar isso. Curioso que há 20 anos isso teve pouca atenção e somente com a descoberta do petróleo na camada pré-sal o olho cresceu sobre a riqueza, afinal, agora é muito petróleo. Como se esse óleo todo fosse ser retirado da noite pro dia, como se tivéssemos encontrado o baú de tesouro dos piratas.

Independente se é justo ou não que algum estado ou cidade receba mais o fato é que será um rombo no orçamento dos estados que hoje recebem. Não importa se outros estados viviam sem isso, a questão é que é um dinheiro com o qual RJ e ES passaram a contar. É como se de um dia pro outro cortassem seu salário pela metade, mesmo que muita gente viva com um salário mínimo, você se acostumou a viver com mais e esse corte vai fazer diferença. E mais, para os outros estados, no final da divisão, será pouca coisa a mais mas para o Rio será muita coisa a menos.

E isso tudo também não tem nada a ver com a discussão sobre esse dinheiro ser roubado ou não. Os caras vão continuar roubando com ou sem essa grana mas aqui vai sobrar menos para ser usado como deveria. Royalty não tem a ver com fiscalização do dinheiro público, isso deve ser feito com ou sem petróleo.

3 comentários:

ABB disse...

Aproveitaram a época politica, ano de eleição para fazerem isto. Mas, penso que não irá além desta encenação.

Micha Descontrolada disse...

ao Rio o q é do Rio.

Feliz dia do Blogueiro!!!

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

Ana Carolina disse...

Sou de Minas, mas concordo com você.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails