segunda-feira, 3 de maio de 2010

Churchill foi O Cara

Winston Churchill assumiu como Primeiro Ministro da Inglaterra no dia 10 de maio de 1940, no mesmo dia em que Hitler invadia Holanda e Bélgica para contornar a Linha Maginot, enganar as tropas francesas e inglesas e invadir a França. Era um momento crítico para os aliados, a Alemanha mostrava sua força e em pouco mais de um mês deixou a Inglaterra sozinha na luta contra o nazismo.

Hitler chegou a propor um acordo à Inglaterra, o qual Churchill recusou (dá para fazer um exercício e imaginar como o mundo seria se a guerra acabasse naquele momento). Sua declaração ao povo britânico ganhou fama pelas forças das palavras, servindo até de introdução a "Aces High", música do Iron Maiden em homenagem aos aviadores que lutaram na Batalha da Inglaterra. O trecho mais impactante está abaixo, é de arrepiar.

"Nós iremos até o fim, nós lutaremos na França,
Nós lutaremos nos mares e oceanos,
Nós lutaremos com crescente confiança e crescente força no ar, nós defenderemos nossa ilha, não importa a que custo,
Nós lutaremos nas praias,
Nós lutaremos nas pistas de pouso,
Nós lutaremos nos campos e ruas,
Nós lutaremos nas colinas,
Nós nunca vamos nos render!"

Durante a blitz alemã, na qual a Luftwaffe bombardeou cidades da Inglaterra incessantemente, Churchill discursava diariamente para manter o ânimo da população pois o objetivo dos bombardeios era acabar com a moral do povo. A abertura de seus discursos era com o início 5ª Sinfonia de Beethoven pois suas notas iniciais são o "V" em código morse (...-).

Seu maior objetivo e determinação durante a guerra era acabar com Hitler, tanto que, quando a Alemanha invadiu a União Soviética, Churchill disse que cogitaria se aliar ao Demônio caso Hitler invadisse o Inferno.


Churchill e Hitler: tesoura ganha do papel


Depois de meses de blitz a Hitler adiou indefinidamente a invasão da Grã Bretanha e voltou suas atenções para a Operação Barbarossa, a invasão da URSS. A Batalha da Inglaterra estava vencida. Churchill pronunciou então uma de suas frases mais famosas "Nunca no campo dos conflitos humanos tantos deveram tanto a tão poucos" se referindo aos aviadores britânicos, poloneses e franceses que lutaram para impedir a invasão alemã.

Fico triste em pensar que não temos, na história do Brasil, uma passagem como essa, da qual podemos nos orgulhar sem restrições.

4 comentários:

Van disse...

Mas me diz: o que há de bonito e que nos dê orgulho na história do Brasil?
Beijooo

Magui disse...

Pois eu acho fantástico porque não temos uma passagem como esta na história do Brasil.Somos abençoados.Na TV Escola está passando os filmes da época e que foram exibidos só recentemente, coloridos, e que mostram as tragédias da megalomania humana.Uma nação pode ser grande sem precisar de acontecimentos grandiloquentes.

Anônimo disse...

Gosto muito das coisas que escreve!
Bjs,Gisele.

Murdock disse...

Pode até ser, Magui, mas é pena não termos uma passagem boa e bonita na nossa história, algo de que possamos nos orgulhar sem remorsos, sem um porém.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails