Winston Churchill assumiu como Primeiro  Ministro da Inglaterra no dia 10 de maio de 1940, no mesmo dia em que  Hitler invadia Holanda e Bélgica para contornar a Linha Maginot, enganar  as tropas francesas e inglesas e invadir a França. Era um momento  crítico para os aliados, a Alemanha mostrava sua força e em pouco mais  de um mês deixou a Inglaterra sozinha na luta contra o nazismo.
Hitler chegou a propor um acordo à Inglaterra, o qual Churchill  recusou (dá para fazer um exercício e imaginar como o mundo seria se a  guerra acabasse naquele momento). Sua declaração ao povo britânico  ganhou fama pelas forças das palavras, servindo até de introdução a  "Aces High", música do Iron Maiden em homenagem aos aviadores que  lutaram na Batalha da Inglaterra. O trecho mais impactante está abaixo, é  de arrepiar.
"Nós iremos até o fim, nós lutaremos na França,
Nós lutaremos nos  mares e oceanos,
Nós lutaremos com crescente confiança e crescente  força no ar, nós defenderemos nossa ilha, não importa a que custo,
Nós  lutaremos nas praias,
Nós lutaremos nas pistas de pouso,
Nós lutaremos nos campos e ruas,
Nós  lutaremos nas colinas,
Nós nunca vamos nos render!"
Durante a  blitz alemã, na qual a Luftwaffe bombardeou cidades da Inglaterra  incessantemente, Churchill discursava diariamente para manter o ânimo da  população pois o objetivo dos bombardeios era acabar com a moral do  povo. A abertura de seus discursos era com o início 5ª Sinfonia de  Beethoven pois suas notas iniciais são o "V" em código morse (...-).
Seu maior objetivo e determinação durante a guerra era acabar com  Hitler, tanto que, quando a Alemanha invadiu a União Soviética,  Churchill disse que cogitaria se aliar ao Demônio caso Hitler invadisse o  Inferno.
Depois de meses de blitz a Hitler adiou indefinidamente a invasão da Grã  Bretanha e voltou suas atenções para a Operação Barbarossa, a invasão  da URSS. A Batalha da Inglaterra estava vencida. Churchill pronunciou  então uma de suas frases mais famosas "Nunca no campo dos conflitos  humanos tantos deveram tanto a tão poucos" se referindo aos aviadores  britânicos, poloneses e franceses que lutaram para impedir a invasão  alemã.
Fico triste em pensar que não temos, na história do Brasil, uma  passagem como essa, da qual podemos nos orgulhar sem restrições.


4 comentários:
Mas me diz: o que há de bonito e que nos dê orgulho na história do Brasil?
Beijooo
Pois eu acho fantástico porque não temos uma passagem como esta na história do Brasil.Somos abençoados.Na TV Escola está passando os filmes da época e que foram exibidos só recentemente, coloridos, e que mostram as tragédias da megalomania humana.Uma nação pode ser grande sem precisar de acontecimentos grandiloquentes.
Gosto muito das coisas que escreve!
Bjs,Gisele.
Pode até ser, Magui, mas é pena não termos uma passagem boa e bonita na nossa história, algo de que possamos nos orgulhar sem remorsos, sem um porém.
Postar um comentário