segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ronnie James Dio 1942 - 2010

Esta noite, domingo 16 de maio, vi a notícia da morte de Ronnie James Dio, um dos maiores vocalistas do rock e heavy metal. Por uma triste coincidência, no dia 17 completa um ano de sua última apresentação no Rio de Janeiro, quando tirei estas fotos. O show foi da banda Heaven and Hell, projeto com antigos integrantes do Black Sabbath, Tony Iommi, Geezer Butler e Vinnie Apice. A banda tocava apenas músicas do Sabbath na era Dio e posteriormente algumas músicas próprias lançadas no álbum "The Devil you Know".

Ronnie James Dio

Dio começou a carreira na banda Elf indo posteriormente para o Rainbow, banda do ex-guitarrista do Deep Purple, Ritchie Blackmore. Com a saída de Ozzy Osbourne, Dio foi convidado a integrar o Black Sabbath com o qual gravou álbuns antológicos como "Heaven and Hell" e "Live Evil". Sua carreira solo também foi brilhante e em outras oportunidades voltou a trabalhar com o Sabbath. Ele foi quem popularizou os chifrinhos como símbolo do heavy metal ao fazê-los em shows, o gesto virou uma marca registrada do estilo e dos fãs.

Ronnie James Dio e o chifrinho

Apesar de ter um gênio difícil, Dio era gentil no trato com os fãs e em entrevistas. Tinha uma voz e estilos únicos, inclusive em suas performances ao vivo. Morreu após uma luta de meses contra um câncer no estômago e vai deixar saudades aos fãs do rock e heavy metal.

Dio
\m/ Enquanto esse gesto existir, Dio viverá!

Não cabem discussões sobre quem foi melhor, se preferem ele ou Ozzy no Sabbath, só o que interessa é que ele foi um dos maiores de todos, um dos que inspirou 30 anos de heavy metal pelo mundo.

Outras fotos do show: http://www.flickr.com/photos/murdockbr/tags/heavenandhell/

7 comentários:

Tinúviel disse...

Como ja disse, hj/ontem perdemos uma das grandes personalidade do metal..
e mesmo eu conhecendo pouco,e nao apreciando ele no black sabbath, tenho que confessar que ele era um puta cantor e que contribuiu muito para a cena do verdadeiro metal. E que vai deixar um grande buraco. Ainda nao acredito que o hobbit partiu...

Van disse...

Todo mundo que gosta ou já gostou de rock/heavy metal conhece o Dio! Nunca fui fã de Black Sabbath, mas já ouvi esse cara! Mais uma perda pro Rock!
Beijo

Magui disse...

Tem, razão.Eles morrem este tipo de rock vai junto.Não há reposição à altura...

Imprensa Rocker disse...

O velho Dio vai fazer muita falta. Infelizmente não tive a chance de vê-lo ao vivo, mas terei sempre os discos e videos.

Sem dúvida, a grande perda do Rock n' Roll no século XXI.

Abraços,

Gabriel Gonçalves

Micha Descontrolada disse...

vixe..só conheço ele de nome e cd, já q Con gosta...
acho q ele nem tá sabendo..vou falar.
uma perda pra música.

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

Nana disse...

Tem novis no meu blog. Bjs e fik com Deus.

Karina disse...

Com certeza.. uma grande perda para nosso Rock.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails