sexta-feira, 30 de julho de 2010

Obrigado

Já tive que dar aula no Twitter sobre o uso do "obrigado". Queriam zoar com quem escreveu certo e eu acabei dando uma pequena aula de português. Como ainda vejo muita gente usando a expressão de forma errada, vou explicar.

O que significa esse "obrigado"?

Significa que você está dizendo que está obrigado a retribuir aquele favor. Por isso homens dizem obrigado e mulheres dizem obrigada. É como se ela dissesse "eu estou obrigada a retribuir esse favor".

Sendo assim, é errado quando respondemos dizendo "obrigado você". Pô, a pessoa acabou de dizer que está obrigada a retribuir o favor, não precisa que você reforce isso, então o que deve ser dito é "obrigado eu" como se dissesse que "obrigado eu sou a fazer o favor", ou, de outra forma "obrigado a você" (eu sou obrigado a fazer o favor a você). Não faria sentido dizer que "eu estou obrigado a retribuir o favor" já que, quem fez o favor, foi você.

Claro que muitas das vezes que usamos essa expressão não é em agradecimento a um favor mas mesmo assim as regras se aplicam.

Espero ter ajudado.

6 comentários:

Talita disse...

Simples: menininho diz "obrigado" e menininha diz "obrigada" e nada de usar a breguice de "agradecer agradecimento".
rsrsrs

Beijossss

Morena disse...

Nossaaaaaaaaa muito professor!
Beijos saltitantes
Bom fim de semana

¤(`×[¤ Juzinhah ¤]×´)¤ disse...

interessante, há tanto tempo usando so ingl6es já tinha me esquecido desse aspecto do portugues! vlw!

Micha Descontrolada disse...

é, eu sei do masculino e feminino, mas não sabia da frase toda, mas falo certo, pq digo: eu q agradeço.

Um ótimo fim de semana para você!!!!

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

america disse...

é bom mesmo alguem de vez em quando dar umas aulinhas...
valeu
gostei do blog
sucesso!!!!!




http://tendoesendo.blogspot.com

Anna Flávia disse...

Muito boa a aula! :D

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails