terça-feira, 5 de abril de 2011

Física Fail - Geladeira de mão

Pouco depois de fazer um post elogiando designers me acontece um episódio para falar mal e agora outro. Parece implicância mas tem certas coisa que não descem. O post anterior foi algo mais subjetivo, questão de opinião, mas isso aqui é demais.




Este conceito foi premiado. A ideia é uma geladeira que funciona, digamos, gelando pra fora. Cansadas do desenho de uma geladeira parecendo um armário, as designers bolaram a geringonça das imagens. Interessante, prático, bonito e inviável.

Mesmo colocando a ideia para 2020, a ideia viola as leis da física! Uma geladeira não é como um armário à toa, o que ela faz é retirar o calor dos alimentos e jogá-los pra fora (em termos simples), basicamente como um condicionador de ar faz com um ambiente FECHADO! Por que você acha que a "bundinha" dele fica pro lado de fora?

Quando questionei uma das designers sobre isso, ela me disse que o calor retirado seria utilizado para gerar energia para o equipamento. Pior ainda, ela acabou de criar uma máquina de moto-contínuo! Até Homer Simpson sabe que isso é impossível. Fosse assim, bastaria pendurar um ímã numa vara de pescar na frente do seu carro para que ele ande indefinidamente.


Não existe máquina térmica perfeita, se você colocar o ar condicionado no chão no meio do seu quarto, ele não vai gelar nada, o mesmo vai acontecer se você colocar essa geladeira de mão dentro da mochila pra gelar cerveja. Imaginando uma minigeladeira, o máximo que ela ia conseguir seria deixar o que estivesse logo à sua frente geladinho enquanto a parte de trás ficaria bem quente.

Um dos comentários no blog reclamou dos nerds. Ah sim, os nerds são os chatos que questionam explosões com fogo e barulho nos filmes espaciais. Talvez a geladeira de mão funcione muito bem nesses filmes que violam as leis da física. O conceito possui uma ideia muito boa na teoria mas na prática impossível. Seria como eu fazer uma caixa bonita e dizer que serve para teletransporte ou voltar no tempo, como isso funciona tanto faz, é apenas conceito. E justamente o conceito da geladeira foi premiado.

E aí? Qual a validade de criar algo impossível de ser realizado?

Via: Bem Legaus

4 comentários:

POEIRAS AO VENTO disse...

é implicancia SIM!!!! hahaha

Danfern disse...

Implicância nada!

Eu fiz 2ºgrau técnico e não tive aula de verdade de nada ligado a exatas. Física era justamente o pior pra mim: meu objetivo no vestibular era nao zerar em física!

Dito isso, ainda assim eu consigo entender perfeitamente o que vc escreveu aqui e PQP, como esse pessoal consegue ser tão imbecil e arrogante ao mesmo tempo?

Designer pode saber fazer formatos bonitinhos de N coisas, mas não tem conhecimento TECNICO pra criar máquinas!!!

Como vc bem disse é IMPOSSIVEL criar essa caixinha mágica que eles desenharam...

Como é que se premia uma coisa absolutamente inviável?

Então tá bom, sou advogada que não entende xongas de física, engenharia ou qualquer ciência (que não seja a jurídica, rs), mas vou criar uma caixinha bem bonita também e dizer que ela serve pra algo super mirabolante! Será que vão me dar um prêmio tb?

Marcos Behrens disse...

Eu tive uma ideia pro iPhone 6. Vai ter a função iMind que lê a mente de qualquer pessoa que ligue para você.

O que vc acha? Da pra vender a ideia pra Apple?

=D

Murdock disse...

E por que não, é conceito! Faz uma cara bonitinha pra aplicação e apresenta ao Steve Jobs :)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails