quinta-feira, 12 de julho de 2012

Músicas que me deixam com Tesão de tocar Guitarra - UPDATE

Esse post é daqueles em que falo de músicas que eu gosto então se você não tem um gosto parecido com o meu, não tem curiosidade musical nem sobre meu gosto musical, pode se poupar do trabalho. Mas se ainda assim quiser se divertir ou tiver alguma curiosidade sobre guitarra, vá em frente.

Vou mostrar algumas músicas que me dão tesão pra tocar guitarra, mesmo que logo após ouví-las eu nem pegue na minha. Algumas delas eu até sei ou sabia tocar, outras só um pedaço e outras são praticamente impossíveis. O post está bem ilustrado com vídeos.


Crazy Train - Ozzy Osbourne



Essa eu já falei que serve pra ser usada numa aula de guitarra pelas técnicas usadas por Randy Rhoads, aliás, um puta guitarrista que teve uma morte absolutamente estúpida - seu avião bateu enquanto o piloto fazia peripécias.
Essa eu até já toquei, sem todos os detalhes e sem tanta velocidade mas se treinar mais até que rola.


Free Bird - Lynyrd Skynyrd



Considerado só um dos maiores solos de guitarra de todos os tempos. É feito basicamente de licks - frases curtas de guitarra. Não é tão difícil mas é rápido. Peguei os licks pra treinar a pegada, esse vídeo aqui é bom pra isso.

Essa banda, pra quem não sabe, apesar de muito boa, ficou famosa porque quase todos seus integrantes morreram num acidente de avião. Na época da morte dos Mamonas Assassinas eles foram muito lembrados, infelizmente.


Crushing Day - Joe Satriani


No começo do vídeo o professor fala "nunca faça uma música sentado, você pode não conseguir tocá-la em pé". Pois é, a parada é tão sinistra que na hora que o bicho pega ele senta para tocar. Pra quem não sabe, é mais fácil tocar guitarra sentado. Eu acho que esse deve ser o solo mais foda de todos os tempos pra tocar! Devo estar errado, mas é o que eu acho. Observe os dedos dele em 4:06. É bizarro!!

Eu até sei (sabia, esqueci) tocar parte melódica da música, o solo não rola mesmo.
E caso você esteja se perguntando o porquê do professor lá em cima, esse cara deu aula para Steve Vai e Kirk Hammet, do Metallica. É conhecido como The Professor.


Fuzz Universe - Paul Gilbert


Conheci essa música há pouco tempo e achei muito foda logo de cara. As pegadas nos riffs são muito boas e não sei tocar absolutamente nada dela. Se liga nesse vídeo aqui, só o começo, e observe o que o cara faz com os dedos. Sério, minha mão não faz isso, não tem esse tamanho todo.

Andalusia - Joe Satriani


Eu ouvi essa música pela primeira vez no show dele em 2008. Sério, fiquei embasbacado, estático, olhando pro cara tocar isso. Acho que é a primeira música dele feita para improviso. Em geral ao vivo as músicas do Satriani são idênticas à versão em estúdio mas essa não. Se você procurar por versões ao vivo vai ver que são bem diferentes dessa em estúdio que postei aí (escolhi esse vídeo porque acho legal ouvir a música acompanhando as luzinhas). A impressão que me dá é que o cara solta o arsenal técnico dele nessa música alucinante. Claro que não sei tocar porra nenhuma dela.


Stone Free - Jimi Hendrix


Achou que não ia ter nada de Hendrix? Difícil. E tem que ser essa versão ao vivo. É do primeiro disco que ganhei dele, era um LP duplo "The Jimi Hendrix Concerts", acho que é a melhor coletânea ao vivo dele que eu já ouvi. Essa versão tem uns 11 minutos de duração e o solo é algo completamente diferente de qualquer outra coisa que já ouvi. Sério, eu não consigo entender esse timbre, esses efeitos, parece um motor de carro, sei lá!

Eu tocava a parte cantada, meia boca, e o solo é improvisado, não cheguei nesse nível...

Hear My Train a Comin - Jimi Hendrix


Outra ao vivo do Rei da Guitarra, do mesmo disco. Nem sei definir essa música. Acústico você chama de blues mas tem como chamar essa versão simplesmente de blues?

Nunca peguei pra tocar.


Glasgow Kiss - John Petrucci


Gosto muito do riff dessa música. Bem difícil, uma vez peguei a tablatura pra tentar mas é complicada mesmo. O nome dela já diz sua influência celta. John Petrucci é guitarrista do Dream Theater e também participa do G3 com Joe Satriani e, atualmente, Steve Morse.


Time - Pink Floyd



Essa aí deve ser a única que sei tocar inteira direitinho. Há quem diga que é o solo mais foda de todos os tempos. Eu acho realmente muito foda, mesmo sem ser difícil de tocar, sem exigir efeitos, técnicas apuradas, ultravelocidade, etc.

Red House - Jimi Hendrix





Pra fechar, outra do Hendrix, do mesmo álbum. Essa música começa com um blues devagar mas na hora do solo o bicho pega pra logo depois acalmar de novo. Muito foda!! Nessa eu gosto de prestar atenção no baixo do Billy Cox durante o solo, muito maneiro também!

E é isso. Se tiver alguma que você gostou mais ou menos ou alguma que te dê tesão também, fala aí!

2 comentários:

Tinúviel disse...

Toco MUITO BEM todas essas músicas ae, mole mole...
.
.
.
.
.
.
.
.
No Air Guitar é claro :P
Antes achava o Jimi Hendrix um deus da guitarra, depois que conheci o Joe..já era. São épocas diferente, ok. Massss....

Adao Braga disse...

Até mesmo quando me prometeram um presente, fiquei entusiasmado em tocar algo.

Eu só toco um instrumento e tem um único botão: campanhia.

E mesmo assim, várias delas não funcionam.!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails