domingo, 13 de janeiro de 2013

Crianças



Semana passada estava em um batizado e o padre falou uma coisa que eu já havia pensado há um tempo: crianças não dependem de época nem geografia.

Em qualquer lugar do mundo, em qualquer época, o comportamento de uma criança vai ser basicamente o mesmo. Estarão correndo, para desespero dos pais, procurando brincar com qualquer coisa ao seu alcance, seja um graveto, uma minhoca ou outra criança. Vão olhar com curiosidade para tudo e rir de coisas bobas. Se você colocar uma criança de uns quatro anos do Brasil de hoje ao lado de uma do interior da China juntas com uma da Palestina do ano 20 AC, as três vão agir do mesmo jeito e interagir de maneira bem natural.

Quem muda são os adultos, que a cada época ou lugar adquirem frescuras, regras e preconceitos.

3 comentários:

silvia mantovani disse...

Engraçado... Eu pensei nisso hoje de manhã. Vi um video sobre o carnaval em 1955 (carnival in Rio - 1955) e as crianças que apareciam eram exatamente iguais as de hoje nas atitudes diante de uma câmera.

Anna Flávia disse...

Verdade, Daniel. Bem observado.


Beijo

Adao Braga disse...

No tempo em que eu lia a revista Seleções, um pequeno texto discorreu sobre isto assim:

- Eu levei meu filho para a praça. Lá ele ficou brincando com mais duas outras crianças, e eu, estava curiosa em saber como é que eles estavam se entendendo, uma vez, que eles não falavam a mesma língua. E o meu filho, me disse depois:

- Eles sabem falar, mas, não sabem falar igual a mim, mas, são bons de brincadeira.

Nem barreiras linguísticas existem para eles brincarem e divertirem-se

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails