terça-feira, 14 de maio de 2013

Porque Sou a Favor de Cotas Raciais

Dizem que em blog é preciso timing e acho que perdi um pouco ao não falar sobre isso ontem. Teria sido perfeito, justamente no dia em que se comemorou os 125 anos da assinatura da Lei Áurea. Aliás, alguém aí lembra da história que correu em 1988 de que essa lei só teria validade por 100 anos e que os negros poderiam voltar a serem escravizados caso o Sarney não a renovasse?

Não tem nada a ver mas achei legal


Voltando ao tema do post, eu acho que uma das minhas qualidades é mudar de opinião. Eu vejo que as pessoas que dizem que preferem ser essa metamorfose ambulante são justamente as que têm a mesma velha opinião formada sobre tudo. Pois bem, eu já fui contra cotas raciais, hoje sou a favor e esse foi um dos pontos que eu mudei de opinião ao longo dos anos.

Sendo branco (ou não, verdade, já fui chamado de branquelo, branco, moreno, negro, árabe, latino e pardo, queria que o IBGE adicionasse "cor de burro quando foge") fica fácil pra mim ser contra as cotas raciais e sendo formado é fácil ser a favor, eu não vou enfrentar vestibular mais, né? No começo eu tinha a opinião compartilhada por muitos: as cotas invertem o racismo, os brancos terão mais dificuldades para entrar, serão barrados na faculdade por um negro com nota menor, seria melhor colocar cotas para estudantes pobres, o certo é melhorar a educação de base...

Eu ainda concordo com tudo isso, exceto a dos pobres, essas existem através de cotas para estudantes da rede pública, mas mesmo assim acho que as cotas raciais são necessárias hoje por um motivo que começou há 125 anos e um dia atrás. Aprendemos na escola que ao mesmo tempo que os negros foram libertos eles não foram reintroduzidos na sociedade e por isso hoje a interseção dos conjuntos de negros e pobres no nosso país é tão grande. Dessa forma penso que adotando as cotas raciais corrigimos hoje um erro cometido séculos atrás. Sim, as gerações atuais e algumas do futuro pagarão por isso mas uma hora isso devia ser feito. Por isso eu acho também que as cotas devem ser temporárias. Com o tempo essas diferenças serão corrigidas, mais negros entrarão nas faculdades fora das cotas e a interseção de pobres e negros reduzirá.

Por outro lado, sou contra cotas em concursos públicos em nível superior. Ora, se todos saem da mesma faculdade, com as mesmas condições, não há mais necessidade de favorecer um grupo. Depois de entrar na faculdade, todos terão as mesmas chances, ainda mais agora que os cotistas receberão bolsa para estudar. Na faculdade a vontade individual faz mais a diferença no sucesso do aluno do que sua origem e o cara que se dedica terá mais chances no concurso.

Mas, quem sabe algo me faça mudar de opinião quanto a isso também um dia?

3 comentários:

Adao Braga disse...

Aceito cotas, mas, não RACIAIS. Que sejam COTAS que não tenha este caráter que evidencie um grupo, uma casta seja ela de qualquer natureza ou grupo: negros, índios, quilombolas. Quer estudar? Quer uma evolução social? Quer uma transformação por meio dos estudos? Acredita que estudar, obter conhecimento fará sua vida melhor? Toma aqui o que você precisa e necessita.

Portas abertas! Seja quem for? Inclusive os não negros, índios, quilombolas etc.

Tinúviel disse...

O problema central é que tudo que é paliativo no Brasil é quase "eterno". Mesmo com as cotas raciais ainda há muito poucos negros nas universidades, é necessário por um bom tempo ter esse método. Porém, deve-se investir na educação básica pública, porque infelizmente vi turmas inteiras serem reprovadas por causa de alunos não terem o conhecimento básico(foram empurrados ao nos colégios, seja PÚBLICO ou PRIVADO), e se uma pessoa passou no vestibular, pelo menos o mínimo ela tem..não é verdade?!
Tenho amigas negras, mais velhas e que só puderam ter oportunidade de estudo superior através das cotas, ou seja, É NECESSÁRIO SIM, mas não pra sempre.
O problema é que pelos governos que tem tido em nosso país a educação tem sido deixada em última posição. afinal, é cômodo manter a população alienada. Daí, realmente fica difícil pessoas de poder aquisitivo baixo ter acesso a uma educação de qualidade sem pagar e consequentemente um futuro no ensino superior.

Anônimo disse...

eu dei uma pesquisada na internet e não achei nada que a lei áurea só ia ter a validade de 100 anos,o Brasil foi o ultimo país a libertar os seus escravos,mesmo que ele tentasse a voltar a ter escravos,ele iria sofrer uma grande pressão internacional contra isso e ninguém aceitaria ser escravo por livre vontade


não existe atualmente ninguém que tenha vivido no tempo da escravidão,nem senhores de escravo e nem escravo,as pessoas não são culpadas pelos erros dos seus antepassados

existem muitos negros que são ricos e eles que mais se beneficiam das cotas racias,eles estudam na melhores escolas particulares e quando chega a hora de ir para a faculdade eles escolhem as cotas para entrar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails