segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Samhain

Dia 31 de outubro foi o famoso Dia das Bruxas, conhecido também no Hemisfério Norte como Samhain, o começo do Inverno no Hemisfério Sul sendo Beltane, o começo do Verão.

Meu amigo Herne, da Wyldwood Radio escreveu um texto sobre este momento que eu gostei muito e tenho compartilhado, em todo ou em parte e aqui vou colocá-lo integralmente, incluindo a reflexão que ele fez sobre Paganismo.

"Samhain é uma época de sacrifício. Isso não significa que você deve encontrar um bode, galinha ou outro ser vivo e cortar sua gargante, apesar deste ter sido certamente um elemento que fez parte de nossas tradições e em todas as outras religiões da Terra no passado, sacrifício tem um significado muito mais profundo e espiritual na época moderna. O tipo de sacrifício que estou descrevendo é sobre a elevação ou estilo de vida, prática espiritual e mesmo posses e o ato de nos livramos de coisas que podem estar nos atrasando, enchendo de emoções ou memórias negativas, e de mudar coisas que fazemos e que pode não ser saudável para nós ou nossa espiritualidade escolhida.

Como podemos fazer isso em nossa vida diária? Bem, abaixo há alguns pontos que espero que possam ajudar.

Posses:
Você continua segurando itens que você provavelmente não pretende usar e ainda assim promete a si mesmo que vai? Estes itens representam uma porção de energia que flui através da sua vida, cristalizada de forma sólida, eles não podem fluir e eles tomam espaço no armário, guardarroupas ou mesa, eles impedem que coisas novas e boas entrem na nossa vida. Por que não dá-los para um amigo que realmente vai usá-los? Ou talvez para a caridade? Ou até para um brechó, fazer algum dinheiro, isso é uma coisa boa! Eu descobri que estava guardando por anos objetos que eu sentia que tinham significado espiritual quando eu estava em relacionamentos ruins ou em grupos de pessoas nocivas, alguns anos atrás eu decidi me livrar deles, eu dei eles para a terra e desde então a vida melhorou muito.

Pessoas e lugares:
Por que nós continuamos a visitar lugares e pessoas que nos causam estresse, dor ou nos trás más memórias? Muitas vezes nós continuamos porque nós sentimos que nós devemos fazer todos felizes, e isto é uma coisa legal, mas isso é extremamente nocivo para nós. Nós devemos considerar-nos o tanto quanto consideramos outros, a única frase que a maioria dos pagãos conhecem do Wicca é "Sem Ninguém Prejudicar Faça O Que Tu Quiseres" inclui você também. Seja qual for o dano que você faz para si mesmo, você faz com o mundo ao seu redor. Seja gentil com você mesmo. Obviamente com isso eu não quero dizer para você parar de visitar o dentista ou médico, eles podem causar dor, mas eles ajudam a te manter saudável e vivo!

Trabalho:
Não está feliz no seu trabalho? Junte-se ao clube com mais pessoas no mundo moderno, a diferença é, enquanto no Oeste nós temos escolhas para fazer sobre isso, infelizmente isso não é verdade em muitos lugares como os países do segundo e terceiro mundos. Mas se seu trabalho está te causando nada além de depressão ou até danos físicos, por que mantê-lo? Eu não quero dizer para você sair agora, não totalmente, mas comece a buscar outros, começe a procurar por coisas que você AMA, não as coisas que você sente que não tem chance mas tem que fazer.

Espiritualidade:
Esta é uma avaliação difícil, uma que eu sei que vai causar algumas pessoas que estão determinadas a chamar a si mesmas algo que não são, a me chamar de muitas maneiras e nomes e me dizer o quanto estou errado e me dizer que sou um bastardo elitista mas goste você ou não, esta é a verdade:

Este ano no Samhain está 21°C no Reino Unido quando de fato devia estar por volta de 5ºC. A temperatura do primeiro dia do INverno é a mesma de Sidney, Austrália, onde eles estão celebrando o Beltane, o começo do Verão e isso, eu temo, é simplesmente inaceitável.

Quando eu vim para o Paganismo mais de 20 anos atrás, eu fiz não apenas porque crenças, histórias e práticas me inspiraram mas porque eu realmente acreditava, sinceramente, na mãe Terra, seja lá que nome você queira dar a ela, o eterno feminino divino e eterno divino masculino. Eu entendi completamente a rede de criação e como tudo que eu fazia afetava todo o resto, o que eu fazia a mim mesmo eu fazia para o Universo, o que eu fazia para o Universo eu fazia a mim mesmo. ISTO é a filosifia pagã, então por que na terra, ou qualquer outro reino, eu iria querer me poluir? Se eu dirigir eu tenho que respirar esta poluição e estou pagando para americanos bombardearem o Oriente Médio e estou pagando pela poluição que vem das refinarias. Se eu como no McDonalds, estou pagando para alguém maltratar animais a meu favor, e brincar de Deus com genética, e cortar diversos campos ou florestes para que eu possa comer um hambúrguer nojento. ISSO NÃO É PAGÃO.

Como os pagãos que pertencemos um conjunto de caminhos espirituais apelidado de "religiões centradas na Terra", significando que o centro de nossa espiritualidade é o respeito, veneração, amor e cuidado com a Terra. E mesmo assim muitas pessoas que clamam ser pagãs são tudo menos respeitosas, amorosas ou cuidadosas com a Terra. De fato, existem muitos que se dizem pagãos que estão mais centrados em si mesmos. Existe outro nome para uma religião não cristã que coloca a si mesmo como o centro da adoração, Satanismo. Por favor, se você finge ser pagão e não consegue alterar seriamente seu estilo de vida para ser menos danoso ao meio ambiente, para ser menos danoso para outros seres vivos que dividem a Terra com a gente, humano, animal ou o que seja, então, por favor, tome esta oportunidade para dizer a si mesmo que você não é realmente um pagão e simplesmente se inspira pelas práticas, estilo de arte, histórias e música dos pagãos ou que você está no paganismo pela sua elegante e alternativa ao mainstream Cristianismo/Islamismo.

Se você não está colocando a Terra no centro de seu caminho espiritual e ativamente tentando ajudar a desacelerar tendência da poluição e destruição, você não é um pagão, você está fingindo, desculpe, mas é assim mesmo. E não há nada errado em não ser pagão! Está ok ser apenas VOCÊ, se você começar a chamar a si mesmo como pagão apenas porque você quer se encaixar com pessoas que tem uma visão similar à sua, você está fazendo algum mal a si mesmo, e você está ajudando a tornar o Paganismo em nada mais do que as outras religiões organizadas cheias de pessoas que se ressentem em ir a cerimônias regulares e ativamente seguir o caminho completo. Você será apenas como estes pobres caras que vão para a igreja toda semana e finge durante os hinos se sentindo sugado e entediado o que é parte da razão pelas quais as pessoas vão para o Paganismo em primeiro lugar.

Além disso, existem práticas que você foi ensinado que estão funcionando com você? Se não, por que fazê-las? Você sente que você deve ter uma maneira melhor de realizar uma cerimônia? Você atende a um grupo mas sente que preferiria trabalhar sozinho?

Avalie seu caminho espiritual, não rotule-se uma bruxa, druida, xamã ou heathen ou o que seja se você n"ao sente que você pode se dedicar integralmente a este caminho, se você não pode ou não quer praticar totalmente o caminho você não é bruxa, xamã, druida ou o que seja, você apenas se inspira nisso E NÃO HÁ NADA DE ERRADO COM ISSO.


Se você é parte de um grupo que diz a você coisas ridículas como "as bruxas de antigamente matariam uma irmã se ela deixasse o coven" saia e denuncie isso à polícia.

Se você, como eu, foi vítima de abuso sexual por alguém que devia agir como líder em seu grupo espiritual, deixe e reporte à polícia e à organização de que o grupo faz parte!

Se você, como eu, foi vítima e reportou à polícia e a organização não ligou, deixe a organização também. Apenas porque você seguiu sua liderança, rumo ou oficinas, não significa que você está ligado a eles e deve aceitar tudo que eles decidem.

Resumo:

VOCÊ é importante, pare de se atolar com posses, lugares, pessoas, práticas, expectativas ou qualquer coisa que te cause danos. Se você não pode se comprometer totalmente com algo, não se comprometa. Você não deve se casar com alguém que você "tipo gosta" porque você sabe que nunca vai amar, você não será feliz desta forma e isso é o mesmo em todos os aspectos da vida, religião, amor, trabalho. E quando você começar algo que você sabe que não pode terminar, se sente estressado, irado e deprimido, POR QUE fazer isso consigo mesmo?

Então, neste Samhain, tome tempo para sacrificar o que não é mais bom em sua vida (NÃO, isso NÃO significa pessoas ou animais, é puramente metafórico!), desista do que te mantém pra baixo, permita a si mesmo experimentar algo que VOCÊ queira e não o que outra pessoa quer de você."
















Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails