sexta-feira, 3 de abril de 2009

Os "excluídos"

Ontem a página do Globo na internet chamava atenção com o comentário de um leitor sobre a violência na Ladeira dos Tabajaras dizendo que as pessoas entram no crime por serem excluídas, aquela baboseira de sempre. Fui ver a matéria e outros leitores (felizmente) criticavam essa opinião e eu tomei partido deles.

Eu acho realmente uma idiotice ficar dizendo que quem cai no crime, no tráfico, é por falta de oportunidade, por ser excluído. Se não, me digam, por que tantos, sem oportunidade, excluídos, ainda preferem ralar como pedreiros, faxineiros, marceneiros, motoristas de ônibus e similares, empregos que sabemos que não dá muito futuro para eles (mas talvez dê futuro melhor para os filhos deles)? Alguns ralam como vendedores, boys, auxiliares durante o dia e ralam na faculdade à noite. Agora respondam, traficante vai pra boca pensando em pagar a faculdade? Ou seja, não estão atrás de oportunidade coisa nenhuma, estão atrás de poder e dinheiro rápido.

A gente vive ouvindo falar de que traficantes são heróis no morro (e cada vez mais, no cinema também), que os garotos querem ser como eles. Dizem até que o movimento anda recusando mão-de-obra, tanta que é a oferta. E por que? Porque o traficante tem o poder, dinheiro, tem arma, tênis caro, cordão de ouro, manda e desmanda, pega as garotas do morro e muitas do asfalto também (vocês têm idéia de quantas gatinhas de faculdade estão dando pra traficante?). Tudo isso cedo, antes dos 30, até porque, a maioria deles morre antes disso mesmo.

Me diz agora, será que esses "sem oportunidade" trocariam isso por uns 25 anos ou mais - os primeiros, os melhores, a juventude - em sala de aula para se formar em engenharia, direito, medicina e ganhar pouco, ralar por concursos, continuar estudando pra subir na carreira, encarar anos de residência e plantão pra ganhar bem? Se esforçar pra pagar escola dos filhos, contas, comprar um carro, uma casa, morrer numa grana toda vez que sair com uma garota - depois de muita saliva para convencê-la - e não ostentar nenhum poder? Aquele cara que varre sua rua provavelmente toparia, já o chefe da boca...

Um comentário:

Aline disse...

Olá! Estou retribuindo a visita, espero que volte sempre para ler meus casos e besteiras. ;)
E sou da mesma opinião que você. Entrar para a criminalidade não é falta de oportunidade, é falta de caráter e força de vontade! Mesmo porque temos muitos ricos que também entram para este mundo de crime. Como dizia Tomas Morus: "O homem é o lobo do próprio homem".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails