segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma eleita


Ao longo desses meses eu me envolvi em algumas discussões políticas através de e-mail, MSN e Twitter. Vi a opinião de várias pessoas que votaram no Serra e nenhuma delas me desceu pela garganta. A maioria falava em corrupção e roubalheira como se não existisse isso antes do PT. A diferença é que, com o PSDB, a imprensa fica do lado do governo e não fala nada. Medo de Zé Dirceu, Palocci e Genuíno? Mas não tem medo de Borhausen, ACM (neto, bisneto, sobrinho, tataraneto) e César Maia? Sarney, Collor, Jader Barbalho e Renan Calheiros não contam, estes ficarão do lado de quem estiver no poder.

Tem gente chocada por ter 12 anos do PT roubando mas esquecem de décadas de roubalheira e exploração do povo comandadas pelo grupo do PSDB, DEM e seus fundadores. Será que achavam que Serra e PSDB seriam salvadores da pátria? Jogar o país nas mãos deles de novo ia ajudar alguma coisa?

Criticaram o Bolsa-Família mas o Serra dizia que ia aumentar esse valor! O que era bom no governo Lula, foi criado pelo FHC, o que era ruim, o Lula criou e até o que tinha um lado bom e ruim, era visto de acordo com o filtro que interessava.

Agora, com Dilma eleita, vemos um outro lado dessa história, que também se mostrava durante a campanha mas que foi escancarado agora, o preconceito. Antes de Lula ser eleito o que mais se ouvia sobre ele era a falta de preparo, falta de capacidade de falar, problema de dicção, falta de diploma, operário, pau-de-arara, nordestino. E com a Dilma só evitaram falar dela ser mulher mas insinuaram que ela é lésbica, que tem caso com o Lula, falta de preparo, falta de experiência. Como se um presidente governasse sozinho. O Serra dizia que se preparou a vida toda para ser presidente, foi eleito (e não indicado) para diversos cargos públicos, como se ter sido eleito prefeito o fizesse mais capacidato a ser governador. E não cumpriu seus mandatos, mesmo tendo deixado assinado esse compromisso em cartório, sempre almejando algo acima. Se nem o que está em cartório ele cumpre, imagina o que só falou?

E agora a "culpa" de tudo é dos nordestinos. Sim, porque eles recebem a Bolsa-Família e eles elegeram a Dilma. Antes da eleição cheguei a ver gente dizendo que o Nordeste devia sumir do mundo e que a Dilma devia ser nordestina. Agora sugerem que se afoguem nordestinos em SP. Na Europa, os grupos neonazistas se revoltam contra estrangeiros, aqui no Brasil, é contra nordestinos. As pessoas que elegeram Tiririca criticam os que elegeram a Dilma por não saberem votar Ah sim, eles dizem que os nordestinos de SP elegeram Tiririca... O país se dividiu entre Sul/Sudeste contra Nordeste, aquela máscara de que vivemos sem conflito e preconceito no Brasil caiu. Não chega a assustar dado que o candidato da direita falou de um baiano assaltando o paulista em SP e seu vice queria implantar um visto no RJ para dificultar a entrada de nordestinos.

Sem querer exagerar mas se olharmos de novo para a Europa, veremos a direita de Sarkozy expulsou os ciganos da França e há 70 anos a extrema-direita colocava judeus, ciganos e eslavos em guetos e campos de concentração.

Felizmente sei que esse tipo de coisa não se aplica aos meus conhecidos que votaram no Serra, alguns deles nordestinos, mas mostra como parte do eleitorado dele pensa. Dilma ganhou então o Brasil tem povinho. Se o Serra tivesse ganho eu lamentaria nossa volta ao tipo de governo que por anos explorou a população, um tipo de governo que está mal das pernas na Europa e deixou os EUA na pior crise da história mas culpa o presidente seguinte por isso.

Questionaram no Twitter se o pobre estava feliz, falei que era bom o pobre ter vez, disseram que querem que o pobre se exploda. Isso lembra alguém?

Eu e muitos conhecidos não ganhamos Bolsa-Família, por que votamos na Dilma então? Ela não ganhou só no Nordeste e, vale lembrar, o Serra dizia que ia dar até o 13° para essa bolsa.

Aliás, a história dessa neonazistazinha de São Paulo me lembrou de um mané dos EUA que, quando Obama aprovou seu plano de saúde público, postou no Twitter que alguém devia matar o presidente. Mas nos EUA isso é crime e logo o FBI estava atrás dele. Será que aqui acontece algo assim ou vamos passar a mão na cabeça da "coitadinha"?

7 comentários:

Adao Braga disse...

Não é porque Dilma foi eleita que vou dizer: minha presidente. De voto, de vontade minha, ela não é, tal qual Lula nunca foi.

A campanha da Dilma em 2010 teve muito elementos semelhantes, veja que ironia, a campanha da reeleição do FHC: o brasileiro tá comendo carne, tem estabilidade... é só pesquisar.

Já argumentei, não uma só vez com você, sobre os pontos politicos que me faz não votar no PT, no Lula, nem na Dilma. No entanto, você resiste, e insiste em repetir os mesmos argumentos, apenas do partido, e dos lideres do partido. Faltou dizer: Serra ia privatizar o pre-sal, FHC pensou em trocar o nome da PB, privatizar a CEF, e o BB... essa ladainha foi uma invenção do PT quando viu que suas ideias antineoliberalismo, anticapitalismo, contra FMI, antiamericanista, antimundomoderno, dar calote na dívida externa, e anti tudo que dava certo, não ia adiante... ai, o PT começou esta dissimulada acusação, bem como de apropriação indébita.

Até o momento, espero a sua resposta:

- O que existe no Brasil atual, que tenha sido do projeto do PT e do Lula.

- O que existe no país, que tenha sido um planejamento ou projeto de governo do PT e do Lula

Não é só você. Já lancei o desafio para muitos outros.

A repetição da ideia de que não foi o PT a criar a corrupção, já deveria fazer parte do passado. Não é que o PT criou a corrupção, o PT sempre se promoveu dizendo-se ser diferente dos outros, e no poder, agiu tal qual, e até pior do que os demais.

Afinal, os corruptos dos outros partidos, são pelo menos expulsos do mesmo, e os corruptos do PT estão, todos, no PT e estiveram todos envolvidos de alguma maneira na campanha da Dilma.

A corrupção é um problema no mundo inteiro. Mas, acobertar corrupto é tipicamente do PT.

A Policia Federal tão apta, eficiente, eficaz contra a corrupção no DEM, é a mesma PF ineficaz, inapta, incapaz de dizer quem era o dono do dinheiro dos aloprados em 2006. É a mesma PF incapaz de chegar aos culpados pela quebra de sigilo da filha do Serra.

É feio ver que reporteres da Globo chegaram aos culpados, e a PF, o ministério público, e outros que deveriam fazê-lo se exime, e dá declarações omissas e inveridicas.

O primeiro a criticar o Bolsa Família foi Lula. Uma pesquisa simples no youtube e você encontrará Lula falando mal do programa. E encontra também ele falando bem, assim que chegou ao poder.

Outro detalhe, até o nome de bolsa família foi ideia de um membro do PSDB. É esta conduta, apropriação indebita de ideias e projetos alheios que incomoda.

Como diz FHC: O Lula fez muitas coisas boas no país, eles conseguiu contornar a crise muito bem, não tem a necessidade de querer se comparar a mim.

Mas, o PT é assim mesmo. Ele só sabe fazer politica, diminuido e atacando o outro. Não sabe nem ganhar. Não sabe nem ser grande quando vence.

Murdock disse...

Ok, Adão, entendo sua opinião. Mas o que está me deixando chocado é isso: http://xenofobianao.tumblr.com/

Adao Braga disse...

Num dos momentos de maior crise que passamos em 2008, quando tinhamos que levar nosso menino para Salvador para fazer exames e cirurgia do Câncer de Linfoma, passamos pela eleição para prefeito.

Nós, como sempre, apoiamos o lado de sempre, de nossa luta, de nossos ideais.

Fomos ao TFD para fazer o cadastro como todo cidadão deve fazer.

Não nos atenderam. Uma amiga intercedeu por nós e foi procurar os recursos na Secretaria de Cidadania do municipio. E para nossa surpresa, a responsável é do RS, tanto ela como a família toda.

O marido é ex-vereador. Amigo de meu sogro. Torcedora do Grêmio. E foi ela quem disse para nós:

- Olha gente! Uma jacú vem procurar ajuda no municipio.

Não é questão de região, é uma questão de humanos!Vou dizer que todo gremista age assim? Vou dizer que toda a família dela é assim?

Anônimo disse...

Adorei mesmo o seu post. Vou link do meu blog, pois o que você está dizendo merece ser mais lido!!

Danfern disse...

Daniel, lógico que comentários preconceituosos e absurdos são errados. Mas não foi só a Dilma que sofreu com isso - Serra e Marina Silva também, e seus eleitores. Dilma não é mártir nessa história não. Não se deve generalizar, erros tivemos de parte a parte.

Gente que reclamava de 'campanha suja' contra a Dilma achava normal afirmar coisas como:

- Marina Silva é traidora porque saiu do PT e MATOU O CHICO MENDES PELA SEGUNDA VEZ

- Ter segundo turno, prejudicando a Dilma, não é democracia.

- Se o Serra ganhar as eleições, não vou perdoar quem votou na Marina.

- Quem tem o mínimo senso de humanidade e dignidade ou vota na Dilma ou vota nulo.

- Quem vota no Serra é filhinho de papai, odeia pobres e nordestinos, só pensa em si.


Esse tipo de coisa, pelo menos pra mim, é muito, muito desrespeito. E foi feito por gente que apoiava a Dilma.

Marina considerada lixo e ASSASSINA porque ousou sair do PT e se candidatar a presidência, conseguindo margem considerável de votos, atrapalhando os planos do PT de decidir as eleições no 1. turno.

Marina foi discriminada pelo fato de ser 'crente', como se fosse alguma xiita, mas evitou impor suas convicções religiosas, afirmando para a CNBB que a sociedade deveria SIM discutir o aborto

Embora em eleição vc tenha o dever e o DIREITO de escolher, alguns consideravam ERRADO qualquer escolha ou posicionamento contra a Dilma, chegando a acusar de indignos e egoístas quem pensasse diferente! Como se democracia só acontecesse quando a sua vontade fosse satisfeita...

Eu acho que muitos que reclamaram de falta de respeito com a Dilma também agiram assim em relação aos outros candidatos e aos eleitores destes, mas não admitem isso.

O que eu acho é que os fins não justificam os meios e um erro não justifica o outro.

Ela foi eleita (não com o meu voto) e que faça um bom governo, pro bem de todos nós.

Mas repudio qualquer atitude de coitadismo em relação a ela, mas infelizmente sei que isso vai rolar aos montes....afinal o Lula também adorava fazer isso...

Danfern disse...

Complementando, acho que como vc e o Adão falaram, é importante não generalizar.

Mas pra mim está claro que tiveram posturas e comentários 'chocantes' (no mau sentido) não só contra a Dilma, mas sim de todos os lados, e TODOS merecem ser repudiados.

Beth Santana disse...

Os argumentos pró Serra eram os mais infundados e retrogrados possiveis. Só faltaram me dizer que comunista comia criançinha. Eu que hoje trabalho na administração pública e cada vez mais entendo a máquina administrativa, tenho a certeza de que o governo PSDB e aliados não fizeram bem a sociedade, ao estado, ao funcionalismo público.

Votei na Dilma não por ser petista, não por se mulher, mas sim por achá-la extremamente capaz de fazer uma boa gestão, de ser uma boa administradora e por estar ao lado de um vice que é considerado uma dos maiores constitucionalistas do país. Uma pena que as discussões realmente importantes ficaram a desejar - reforma tributária, previdênciária, politica, pré- sal - dar espaço para a temas como aborto, união civil homossexual, intervenção da Igreja, liberação da maconha foi no mínimo um retrocesso social - assuntos, inclusive, que já são bem resolvidos na legislação penal, previdênciaria, civil; faltando poucos ajustes como tratar por exemplo o aborto como questão de saúde pública ou o uso da maconha como forma terapêutica. Simplesmente esqueceram que a maioria desses temas são assuntos decidos no legislativo e quem decide no legislativo é o Congresso e Senado.

No caso do preconceito que vc citou no comentário. Bem, a lei 7716/89 é bem clara em seus artigos 1º e 20º ao definir que como crime os atos resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional; inclusive de citação a esses crimes.

Infelizmente a pena, para incitação, é convertida em serviços comunitários - que eu espero seja bem severa e educativa. Mas de qualquer forma, é certo que o MPF_SP vai no mínimo denunciar a jovem paulista que provocou essa avalanche de "regionalismo preconceituoso". Além de uma enorme rejeição moral que a moça vai encontrar em seu ambiente acadêmico. Só para lembrar, ano passado o MPF_SP denunciou um jovem que incitava preconceito contra negros em comunidade do orkut. Hoje nós temos MP regionais, MPF, PF, OAB, STF, STJ nas redes sociais e com certeza Mayara Pretruso (no minimo) não sairá ilesa disso tudo. Inclusive, li alguns twitters de promotores federais já sinalizando para uma possivel investigação

Para mim, a coisa mais triste que posso tirar disso tudo, não são os ataques diretos ou indiretos aos nordestinos ou a Dilma - eles são superiores; mas encarar de frente que jovens em sua grande maioria de boa instrução, classe média, de boas familias tragam dentro de si o manto do preconceito enraizado em suas almas. Se, um ato de democracia que é a aleição de um presidente leva esses jovens a terem tal atitude preconceituosa, o que dirá o dia-a-dia deles em sociedade?

Bem é isso ... bjs e BOA SORTE À DILMA.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails