segunda-feira, 16 de abril de 2012

A História dura menos do que parece (atualizado)

Um dos desenhos dos anos 90 que eu gostava era o Esquadrão do Tempo (Time Squad, no original). Ele conta a história de uma equipe formada por um policial do tempo, Abelardo, um robô feito para serviços domésticos, Larry 3000 e um órfão nerd fanático por história, Otto Lino.





A série se passa no ano 100.000.000 e eles são responsáveis por voltar no tempo para corrigir a história. Segundo a trama, com o tempo passando a história se desfaz, como uma corda, então eles precisam voltar para corrigir alguns detalhes como fazer com que Napoleão seja o conquistardor que foi ou Confúncio espalhe suas pérolas de pensamento. A história deve se manter para que o futuro não seja alterado. Abelardo e Larry não sabiam nada de história, era Otto quem dizia o que devia ser feito e, mesmo por vias tortas, eles acabavam conseguindo cumprir suas missões. Aliás, me lembrem de explicar, através de um dos episódios, porque eu digo que chá é bebida de fresco e café é bebida de homem.

Sempre se diz que devemos conhecer a história para não repetirmos erros do passado, esse desenho até poderia servir como uma metáfora a isso. Recentemente tenho visto pérolas como as das imagens abaixo pela internet.





O cantor do Foo Fighters é igualzinho ao baterista do Nirvana


A primeira está errada em mais de 65 anos, a segunda não tem nem 20. Ou seja, é como se a corda da história estivesse se desfazendo e não precisaram se passar 100 milhões de anos. Com 65 anos não se reconhece mais a bandeira da Alemanha nazista e com menos de 20 não se dão ao trabalho de procurar saber que o baterista do Nirvana É o vocalista do Foo Fighters.

Atualmente buscamos tudo no Google, é fácil achar qualquer informação e com um pouco de neurônios você pesquisa em mais alguns lugares e descobre a informação que precisa. Era só olhar a página do Dave Grohl na Wikipédia que certamente lá tem a informação necessária para você não se tornar piada na internet. Não precisa fazer como o e-farsas que pesquisa a fundo para descobrir fraudes em vídeos, correntes e imagens da internet. É fácil pesquisar um pouco antes de saber se a história daquela menina com câncer não tem 10 anos ou que a bandeira da Alemanha mudou algumas vezes nos últimos 70 anos.

Atualização: Devia ter visto isso ontem, gente que está descobrindo agora que Titanic não foi só um filme.

3 comentários:

HSAMA disse...

eu já tinha visto essa do David Grohl.
Confesso que nem olhei nada... fiquei meio assim: nossa, e ele não tocava no Nirvana?? Tenho certeza que sim mas...

acho que as coisas se passam tão rápido que as pessoas já não tem tempo de ficar pensando naquilo para contestar.
Mas podia morrer na pessoa, e não esta passar a diante.

www.h-sama.com

Anônimo disse...

As pessoas são tão bombardeadas de informações o dia todo, que nem se lembram o que leu de manhã cedo. Excesso de informação é sinônimo de ignorância.Isso faz mal pra cabeça.
Bjo
Stéphanie

Tinúviel disse...

As pessoas não tem o menor interesse em saber de um assunto profundamente, podemos ver isso em compartilhamentos de Facebook. Gente que caí até hoje em história de criança com doença, compartilha sem ao menos saber se é verdadeiro. Um garoto revoltado com esse tipo de atitude resolveu fazer um teste, tirou fotos com uma espada, catou fotos de animais mortos na net e fez aquela montagem bem tosca de Paint com frases de apoio a tortura de animal e que fez isso mesmo. No mesmo dia que postou 85 pessoas compartilharam, e isso foi duplicando a cada dia. E NINGUÉM se preocupou em procurar se informar direito sobre o assunto.
Fico pensando aqui de quando não tinha toda essa facilidade de se informar, de jogar no Senhor Google e aparecer zilhões de coisas sobre o determinado assunto que você procura entender. Tínhamos que ler jornais, revistas, livros, televisão e conversas com outras pessoas para saber a verdade. E hoje temos tudo de mão beijada e a ignorância só aumenta. Triste isso.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails